SóProvas


ID
1821421
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fora do jogo

     Quando a economia muda de direção, há variáveis que logo se alteram, como o tamanho das jornadas de trabalho e o pagamento de horas extras, e outras que respondem de forma mais lenta, como o emprego e o mercado de crédito. Tendências negativas nesses últimos indicadores, por isso mesmo, costumam ser duradouras.
     Daí por que são preocupantes os dados mais recentes da Associação Nacional dos Birôs de Crédito, que congrega empresas do setor de crédito e financiamento.
    Segundo a entidade, havia, em outubro, 59 milhões de consumidores impedidos de obter novos créditos por não estarem em dia com suas obrigações. Trata-se de alta de 1,8 milhão em dois meses.
     Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores para deixar de pagar as dívidas: a perda de emprego, que tem forte correlação com a capacidade de pagamento das famílias.
      Até há pouco, as empresas evitavam demitir, pois tendem a perder investimentos em treinamento e incorrer em custos trabalhistas. Dado o colapso da atividade econômica, porém, jogaram a toalha.
     O impacto negativo da disponibilidade de crédito é imediato. O indivíduo não só perde a capacidade de pagamento mas também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos, pois não possui carteira de trabalho assinada.
      Tem-se aí outro aspecto perverso da recessão, que se soma às muitas evidências de reversão de padrões positivos da última década – o aumento da informalidade, o retorno de jovens ao mercado de trabalho e a alta do desemprego.

(Folha de S.Paulo, 08.12.2015. Adaptado)

As informações apresentadas no texto permitem inferir que

Alternativas
Comentários
  • A de acertei

    B O aumento de dívidas não garante lucro, apenas juros, quando do balanço comercial inclusive aquilo entra como prejuízo e a empresa começa a negociar dívidas.

    C A falta de crédito já é causa de endividamento.

    D Os devedores preocupam-se com suas dívidas pois elas são o reflexo falta de emprego e presença da crise. Logo estarão com a qualidade de vida comprometida.

    E O colapso da ecomonia gera a redução de pagamentos, é o oposto.

  • A resposta voce encontra neste Paragrafo "Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores para deixar de pagar as dívidas: a perda de emprego, que tem forte correlação com a capacidade de pagamento das famílias."

  • Gabarito A)  a perda do emprego compromete o poder de pagamento das famílias.

     

    " Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores para deixar de pagar as dívidas: a perda de emprego, que tem forte correlação com a capacidade de pagamento das famílias."

  • ESSAS QUESTOES DA VUNESP --',nao parecem faceis,elas realmente sao muito faceis...

    principalmente para quem ja estudou um longo tempo para bancas como cespe e fcc ...
    OQUE EU TENHO A DIZER SOBRE ISSO ?...-> se voce nao gabaritar a prova pode esquecer...

  • Essa questão, você mata sem precisar ler o texto. Fica a dica !
  •  Conforme o texto:

    "Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores para deixar de pagar as dívidas: a perda de emprego, que tem forte correlação com a capacidade de pagamento das famílias."

     

    Assertiva “A”: a perda do emprego compromete o poder de pagamento das famílias.

    Gabarito: “A”.

  • Tem cada comentário desnecessário, a pessoa se dá o trabalho de desmerecer as outras.