SóProvas


ID
1821460
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Entre as boas figuras de boa-fé do Rio de Janeiro figurava o Garcia, bom homem, cujo único defeito era ser fraco de inteligência, defeito que todos lhe perdoavam por não ser culpa dele.
   O nosso herói não se empregava absolutamente em outra coisa que não fosse comer, beber, dormir e trocar as pernas pela cidade. Tinha herdado dos pais o suficiente para levar essa vida folgada e milagrosa, e só gastava o rendimento do seu patrimônio.
    Casara-se com d. Laura, que, não sendo formosa que o inquietasse, nem feia que lhe repugnasse, era mais inteligente e instruída que ele. Esta superioridade dava-lhe certo ascendente, de que ela usava e abusava no lar doméstico, onde só a sua vontade e a sua opinião prevaleciam sempre.
     O Garcia não se revoltava contra a passividade a que era submetido pela mulher: reconhecia que d. Laura tinha sobre ele grandes vantagens intelectuais e, se era honesta e fiel aos seus deveres conjugais, que lhe importava a ele o resto?

(Artur Azevedo, O espírito. Em: Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

Ao dizer que uma das coisas que Garcia fazia era “trocar as pernas pela cidade", o narrador pretende dizer que o homem

Alternativas
Comentários
  • E de exata

    Mesmo a alternativa gerando dúvida, devemos acompanhar a ideia que o Garcia não trabalhava, e o texto não enfatiza informações acerca de sua estatura ou condição de saúde.

    Eu conhecia a expressão bater perna (caminhar, passear, sair de casa).

    Leiam o livro Macunaíma de Mário de Andrade.

  • Gabarito e) caminhava sem rumo.

     

  • trocar as pernas pela cidade”: Caminhava sem rumo, ou seja, ficava vagando (vagabundo)

     

    Gabarito: “E”.

  • Sempre pensei que "trocar as pernas" tivesse sentido de "estar bêbado".

  • essa é uma questao da vunesp que eu discordo!!!

  • Questão para não gabaritar. Não li nada no texto que nos levasse a escolher a alternativa acertiva,conforme a VUNESP. O correto seria letra B. Pois, se o personagem gosta de dormir, comer, é lógico que, andar, com certeza também não gostaria de andar. A VUNESP sempre faz isso. Apela, pois sabe que o candidato bem preparado quase não erra as questões elaboradas por ela. Mas é isso. Vamos lá.

  • SIMEIAS SOUZA DOS SANTOS que viagem essa sua!

  • acertei por eliminatória porque não é algo certeiro não