SóProvas


ID
1821625
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a notícia sobre um país sul-americano, vizinho do Brasil.

   A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional do país na eleição parlamentar deste domingo (06/12/15), em uma vitória arrasadora que reequilibra forças em um país onde o governo exerce poder hegemônico há 16 anos.
  “Aceitamos os resultados (…) Jogamos limpo, perdemos a batalha, foi uma bofetada para despertar para o que vem", disse o presidente do país em pronunciamento, deixando claro que não cumpriria a ameaça de resistir com violência a eventual derrota.
(http://folha.com/no1715846. Adaptado)

A vitória da oposição ocorreu

Alternativas
Comentários
  • "A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional da Venezuela na eleição parlamentar deste domingo (6), numa vitória arrasadora que reequilibra forças num país onde o governo chavista exerce poder hegemônico há 16 anos."


    (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/12/1715846-oposicao-conquista-maioria-em-eleicao-parlamentar-na-venezuela.shtml)

  • D


  • A notícia do referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro.

    GABARITO -> [D]

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. O texto associado aborda a vitória da oposição nas eleições legislativas de um país vizinho do Brasil.
    A) No Chile após a redemocratização não é possível falar em domínio hegemônico por parte de nenhum grupo político, ocorrendo uma alternância de projetos e partidos desde o retorno a normalidade democrática.
    B) Na Bolívia ocorreu um domínio de um grupo político específico ligado ao presidente que exerceu três mandatos consecutivos até ser obrigado a renunciar diante de um movimento armado em 2019. Atualmente seu grupo político está de volta ao poder com a eleição de Luís Arce. 
    C) Na Colômbia ocorre alternância de grupos políticos no poder a décadas.

    D) O grupo hegemônico que foi derrotado nas eleições parlamentares em 2016 foi o chamado chavismo ligado ao falecido presidente Hugo Chaves. Em 2016 a vitória eleitoral da oposição deu origem a crise institucional que culminaria na nomeação do presidente do parlamento venezuelano e líder da oposição Juan Guaidó  como presidente interino em 2019. A crise ainda persiste na Venezuela e deve ser acompanhada com atenção em suas novas atualizações. 
    E) Possivelmente o país de maior estabilidade democrática na região, possui alternância de grupos no poder e realiza eleições normais sem maiores intercorrências há décadas. 

    GABARITO DO PROFESSOR: D



  • Atualmente a Venezuela se encontra suspensa no Mercosul.