SóProvas


ID
1821628
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A crise entre os dois países é de proporções históricas e deve ser resolvida a todo custo pela Turquia, avaliam analistas, que destacam a dependência que o país tem da energia oriunda da Rússia. O presidente Vladimir Putin afirmou que o incidente ocorrido em novembro vai ter “consequências sérias" para a Turquia.
(http://goo.gl/B35YPQ. Adaptado)

A crise entre os dois países ocorreu porque

Alternativas
Comentários
  • "Crise criada pelo abate de um avião russo é de proporções históricas e deve ser resolvida a todo custo pela Turquia, avaliam analistas, que destacam a dependência que o país tem da energia oriunda da Rússia.".
    "A tensão entre Ancara e Moscou se transformou numa verdadeira crise depois do abate de um avião militar russo pela Turquia, perto da fronteira com a Síria. O presidente Vladimir Putin afirmou que o incidente vai ter 'consequências sérias' para a Turquia. Já o ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, cancelou sua visita ao país, programada para esta quarta-feira (25/11)."
    "No entanto, depois de as Forças Armadas da Turquia declararem que seu espaço aéreo fora violado, e ao ficar claro que o caça abatido era russo, o cancelamento da viagem de Lavrov suscitou temores de que uma séria crise esteja se formando entre os dois países."

    (http://noticias.terra.com.br/turquia-deve-resolver-logo-a-crise-com-a-russia-dizem-especialistas,bcd3dcb1c15ec5cd18cbc47828f687040boc2go7.html)
  • c) as forças de segurança turcas derrubaram um avião russo, acusado de invadir seu espaço aéreo.

  • LETRA C

    A crise entre os dois países aconteceu por que as forças de segurança turcas derrubaram um avião militar russo, acusado de invadir o espaço aéreo turco.
     

  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. O texto associado aborda uma crise envolvendo a Turquia e a Rússia enquanto o enunciado questiona a causa relacionada.
    A) Em campo na Síria Russos e Turcos não lutam em oposição direta e costumam combinar seus movimentos em solo para evitar combates desnecessários entre aliados eventuais. 

    B) Rebelde é uma denominação complexa no conflito sírio com diversos grupos alternando entre si o status de rebeldes ou terroristas de acordo com o lado que combate ou classifica os grupos. O motivo da crise momentânea entre as referidas nações não envolveu a ação em campo de grupos específicos. 
    C) Abater um avião que invade seu espaço aéreo é prerrogativa de Estados soberanos, porém com o território sírio mergulhado em combates generalizados naquele momento restaram dúvidas significativas se de fato o avião russo esteve no espaço restrito do território turco. O episódio gerou grave crise diplomática entre as nações com o potencial para que se tornasse um conflito armado dada as extensas capacidades de retaliação da ação turca pelos russos na Síria. O presidente turco acabou por se desculpar formalmente pelo ocorrido e atualmente ambas as nações seguem participando do conflito em território sírio com diferentes interpretações sobre a melhor maneira de encerrar as hostilidades. 
    D) Ainda depois do referido episódio do avião abatido o embaixador russo na Turquia foi assassinado a tiros num episódio relacionado a política interna turca. Nas relações diplomáticas oficiais não ocorreram ações hostis entre os representantes de ambas as nações. 
    E) Isto geraria uma escalada do conflito com resultados imprevisíveis dada a grande participação naquele momento de militares russos no conflito e a grande força militar turca estacionada próxima a fronteira com a Síria. 
    GABARITO DO PROFESSOR: C