Ministério anuncia campanha contra xenofobia e verba a refugiados
Objetivo é conscientizar que Brasil foi construído a partir de fluxo migratório.
Recurso de R$ 15 milhões visa fortalecer política assistencial, diz secretário.
O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira (13) a segunda etapa de uma campanha que pretende combater casos de xenofobia, intolerância, preconceito e ódio no Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre o fato de a sociedade brasileira ter sido construída a partir da imigração.
“O objetivo é o enfrentamento à xenofobia, ao preconceito, ódio e racismo, para além disso trazer a cosciência da nossa identidade, da nossa história, construída, forjada em fluxos migratórios”, afirma o secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos.
“O drama vivido que todos nós vemos todos os dias na televisão, nos jornais, é o drama dessas milhões de pessoas. A comunidade internacional tem feito muito para ajudar. Não tenho dúvida de que o Brasil também tem condição de auxiliar, de acolher essas pessoas e integrá-las à sociedade.”
Segundo o Ministério da Justiça, há no Brasil 8.530 pessoas identificadas como refugiados. A maior população é de sírios, com 2.097 pessoas, seguida pelos angolanos, com 1.480; colombianos, 1.093; e nascidos na República Democrática do Congo, com 850. Os dados são computados a partir de 1997, quando entrou em vigor a lei que define a implementação do Estatuto dos Refugiados no país.
xe·no·fo·bi·a
(xeno- + -fobia)
substantivo feminino
Aversão aos estrangeiros, ao que vem do estrangeiro ou ao que é estranho ou menos comum. = XENOFOBISMO
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/10/ministerio-anuncia-campanha-contra-xenofobia-e-verba-refugiados.html