SóProvas


ID
1821721
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A formação e atuação do psicólogo para trabalhar no campo da educação tem sido discutido no âmbito de interface entre a Psicologia Escolar e Educacional e as políticas públicas educacionais. Nessa direção, outras questões têm sido debatidas. Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

✓ As bases epistemológicas que sustentam a formação em psicologia escolar são alvo de discussão mas sem reflexos na intervenção do psicólogo escolar.

✓ O papel social do psicólogo escolar tem sido discutido, buscando superar modelos subjetivistas e objetivistas na concepção do fenômeno educacional.

✓ Desloca-se o eixo de análise do fenômeno educacional do indivíduo para os determinantes históricos, sociais e políticos, presentes na vida diária escolar.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  •  A Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, pelo menos nos últimos trinta anos, relevante discussão no que tange à formação/atuação do psicólogo no campo da educação. Nesse contexto surgiram questionamentos a respeito das bases epistemológicas que sustentam a intervenção do psicólogo escolar, bem como sobre qual seria o seu papel social, evidenciando que era necessário buscar perspectivas que superassem modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional (Patto, 1990; Tanamachi, 2002). O desenrolar dessas críticas resultou no deslocamento do eixo de análise do fenômeno educacional do indivíduo para os determinantes históricos, sociais e políticos que atravessam e constituem a vida diária escolar.

     

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100002