SóProvas


ID
1822267
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A presença do repórter no vídeo serve para dar um corte de tempo em meio a uma reportagem e chamar a atenção do telespectador para alguma informação relevante. Esse recurso pode ser usado para descrever algum fato sobre o qual não se tem imagem.

Esse recurso televisivo é denominado 

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Nota ao vivo/pelada: Notícia lida pelo apresentador do telejornal, sem qualquer imagem de ilustração.

    Nota pé: Nota ao vivo, lida ao final da matéria, com informações complementares.

    Nota coberta: Nota cuja a cabeça é lida pelo apresentador e o texto seguinte é coberto com imagens. Esta nota pode ser gravada ou ao vivo.

    Chamada: Texto sobre os principais destaques do telejornal, transmitido dentro da programação normal da emissora. Tem como objetivo atrair o telespectador.

    Sonora: É a fala do entrevistado na matéria.

    Passagem: Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas no meio da matéria. É o momento em que o repórter aparece na matéria para destacar um aspecto da matéria.

    Texto em off, ou off: Texto gravado pelo repórter – normalmente após a gravação da matéria. É a narração da notícia, colocada durante a matéria.

  • Passagem do repórter: gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações, para ser usada no meio da matéria. A passagem reforça a presença do repórter no assunto que ele está cobrindo e, portanto, deve ser gravada no desenrolar do acontecimento.

    Fonte: Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV - Manual de Telejornalismo