-
classe A, que são os aços laminados a quente, e classe B, que são os aços deformados a frio.
-
Questão defasada da CESPE, não existe mais essa classificação na norma de aço para construção civil. Veja o que diz o Manual de fabricação de aço para Concreto Armado da Arcelor Mittal:
"A versão da NBR 7480 de 1996 eliminou as classes A e B constantes da versão 1985. Portanto, atualmente, além de tecnicamente incorreto não faz sentido classificar um vergalhão por classe.
Antes das revisões das classes A e B já causavam polêmica, pois alguns técnicos defendiam erroneamente que o material sem escoamento nítido era obrigatoriamente classe B e material com escoamento nítido era classe A. Na verdade, na norma, a separação em classes era definida pelo processo de fabricação das barras ou fios; para processo a quente (laminação a quente) o produto era denominado classe A e para o processo a frio (laminação a frio ou laminação) era classe B.
Poderia ocorrer de um material classe A ter composição química e características mecânicas mais altas e, portanto, um escoamento não-nítido e mesmo assim, em termos de norma, o material obter classificação de classe A.
Na versão de 1996 a separação em classes foi eliminada e todo o material do tipo barras, caso do CA25 e CA50, deve ser fabricado obrigatoriamente por laminação a quente, e todo o fio, caso do CA60, deve ser fabricado por trefilação ou processo equivalente (estiramento ou laminação a frio)."
-
A - LAMINADOS A QUENTE, COM OU SEM PROCESSO DE TREFILAÇÃO!
B - PROCESSOS DE TREFILAÇÃO A FRIO!
-
BARRAS -> DÂMETRO >= A 6,3 mm
Formadas por LAMINAÇÃO A QUENTE.
CA-25; CA-50!
CA-50 OBRIGATORIAMENTE POSSUI NERVURAS!
FIOS -> DIÂMETRO <= 10mm
FORMADAS POR TREFILAÇÃO OU PROCESSO EQUIVALENTE (ESFRIAMENTO OU LAMINAÇÃO A FRIO)
-
QUESTÃO DESATUALIZADA
-
Os aços CA-50 todos são nervurados podendo ser laminados a quente e a frio.
Os aços CA-60 somente os com diamêtros maiores que 10mm que são com nervuras e são laminados a frio.
-
Não vejo a questão como desatualizada, até porque ela é de 2015 e a 7480 atualizou em 2008.
O examinador apenas quer saber se você tem conhecimento sobre as mudanças da norma.
-
Kayna, a ABNT existe desde 1940. As NBRs surgiram depois, mas desde essa época há decretos normativos. A CESPE é maluca, mas nem tanto. Acho mais provável que o examinador apenas esteja cobrando um conhecimento de mercado (não normatizado).
.
Ou então o erro da questão está logo na primeira oração.