SóProvas


ID
1822435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que ao visitar a construção de uma edificação, o responsável técnico pela vistoria constatou que no local havia um afloramento rochoso formado por rochas metamórficas, julgue o item a seguir.

Algumas rochas metamórficas são ideais para produção de brita.


Alternativas
Comentários
  • A rocha Gnaisse que é uma matéria prima da brita é uma rocha metamórfica.

  • A rocha gnaisse é uma rocha metamorfica muito usual na produção de britas

  • O quartzito é outra rocha metamórfica que produz brita, de ótima qualidade por sinal.

    O que seria errado, creio, se dissessem que são usadas rochas sedimentares para brita (à exceção do calcário). Além do gnaisse (metamórfica) citado pelos colegas, o granito (ígnea/magmática) também é muito utilizado nas britas para construção civil.As rochas metamórficas tem maior densidade e são mais resistentes que as sedimentares originais e são menos resistentes e mais deformáveis que as ígneas, especialmente devido à xistosidade.

     

    http://www.redeaplmineral.org.br/pormin/noticias/minerais-e-rochas-descricao-aplicacao-e-ocorrencias/agregados_minerais_propiedades_aplicabilidade_ocorrencias.pdf

     

     

     

  • Rochas Metamórficas

    Resultam de outras rochas pré-existentes que, no decorrer dos processos geológicos, sofreram mudan- ças mineralógicas, químicas e estruturais, que provocaram a instabilidade dos minerais, os quais tendem a se transformar e rearranjar sob novas condições.

    Como exemplos de rochas metamórficas podemos citar: gnaisses, quartzitos, mármores, ardósias, entre outras.

     

    APLICAÇÕES:

    GNAISSES: Rocha ornamental, agregado e pavimentação.

    QUARTZITOS: Revestimentos, pisos e calçamentos.

    MÁRMORES: Revestimento de ambientes internos, pisos, paredes, lavatórios, lareiras, mesas, balcões, tampos e acabamentos.

    ARDÓSIA: Telhas, pisos, tampos e bancadas.

  • complementando outros tipos de rochas:

    • ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

    • Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. 

     Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).