SóProvas


ID
1822885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de Internet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • a)No tocante à vazão, o correio eletrônico é uma aplicação sensível à largura de banda. errado.

    b)Os protocolos da camada de transporte podem tanto oferecer garantia de temporização, como serviços de segurança. certo

    c)Quando se deseja codificar a mensagem em uma transmissão Internet, o protocolo TCP fornece codificação nativa. errado.

    d)Na Internet, os hospedeiros são identificados pelo endereço IP que, em sua versão quatro, possui quatro blocos de 16 bites (32 bits) cada. errado.

    e)Por serem fim-a-fim, os pacotes transmitidos na camada de transporte na Internet sempre chegam ao socket de destino(e os pacotes perdidos qndo vc pinga em uma conexão lenta.). errado.

  • TCP = confiável = Seguro

  • Marcelo Aguiar, na letra d) vc quis dizer 8 bits cada? 32 bits em cada bloco não é IPv4

  • Galera segurança no UDP? qual base teórica?

  • Kurose, Redes de Computadores, 6º Edição, Pág 66:

    Quais são os serviços que um protocolo da camada de transporte pode oferecer às aplicações que o chamem? Podemos classificar, de maneira geral, os possíveis serviços segundo quatro dimensões: transferência confiável de dados, vazão, temporização e segurança.

    Transferência confiável de dados

    Um importante serviço que o protocolo da camada de transporte pode oferecer para uma aplicação é a transferência confiável de dados processo a processo. Quando um protocolo de transporte oferece esse serviço, o processo remetente pode apenas passar seus dados para um socket e saber com absoluta confiança que eles chegarão sem erro ao processo destinatário. Quando um protocolo da camada de transporte não oferece uma transferência confiável de dados, os dados enviados pelo remetente talvez nunca cheguem ao destinatário. Isso pode ser aceitável para aplicações tolerantes a perda, em especial as de multimídia como áudio/vídeo em tempo real ou áudio/vídeo armazenado, que podem tolerar alguma perda de dados. Nessas aplicações, dados perdidos podem resultar em uma pequena falha durante a execução do áudio/vídeo — o que não é um prejuízo crucial.

    Vazão

    Aplicações que possuam necessidade de vazão são conhecidas como aplicações sensíveis à largura de banda. Muitas aplicações de multimídia existentes são sensíveis a largura de banda, embora algumas possam usar técnicas adaptativas para codificar a uma taxa que corresponda a vazão disponível na ocasião.

    Temporização

    Um protocolo da camada de transporte pode também oferecer garantias de temporização. Como nas garantias de vazão, as de temporização podem surgir em diversos aspectos e modos. Citamos como exemplo o fato de que cada bit que o remetente insere no socket chega ao socket destinatário em menos de 100 ms depois. Esse serviço seria atrativo para aplicações interativas em tempo real, como a telefonia por Internet, ambientes virtuais, teleconferência e jogos multijogadores, que exigem restrições de temporização no envio de dados para garantir eficacia.

    Segurança 

    Por fim, um protocolo de transporte pode oferecer um ou mais serviços de segurança a uma aplicação. Por exemplo, no hospedeiro remetente, um protocolo de transporte e capaz de codificar todos os dados transmitidos pelo processo remetente e, no hospedeiro destinatário, o protocolo da camada de transporte pode codificar os dados antes de envia-los ao destinatário. Tal serviço pode oferecer sigilo entre os dois, mesmo que os dados sejam, de algum modo, observados entre os processos remetente e destinatário. Um protocolo de transporte consegue, além do sigilo, fornecer outros serviços de segurança, incluindo integridade dos dados e autenticação do ponto terminal.

  • Só corrigindo, são 4 blocos de 8 bits, dando um total de 32 bits

  • UAU... Segurança na Camada de Transporte??? Kurose falou e não citou um único exemplo... O examinador copiou, colou e a galera se ferrou...
  • Os examinadores buscam os erros dos autores para elaborarem questões e terem embasamento teórico! Mds... 

  • garantia de temporização? pera aí, deixa eu enviar meus pacotes lá pelo TCP, mas tem que chegar em 3 ms certinho ein? se não chegar esse TCP tá bugado 

    -_-

  • Lembrei  " Velocidade e Segurança" 

    Manu Gouveia.

  • Questão merdaaaaa. Nunca vi isso
  • Garantia de temporização? Exemplos de protocolo, por favor?

  • Dentro de uma conexão, um período de tempo é usado para ESTENDER O NÚMERO DE SEQUÊNCIA DE 32 BITS de modo que reinicie dentro da duração do pacote, até mesmo para conexões de gigabits por segundo.

    Esse mecanismo é um reparo para o TCP, que foi necessário para ser usado em enlaces cada vez mais rápidos.

    Ele é descrito na RFC 1323 e é chamado de PAWS (PROTECTION AGAINST WRAPPED SEQUECE NUMBER).

  • CHO-CA-DA

  • Antônio Marques e demais. Só lê o comentário do Mario Sergio Filho. Tudo explicado lá.

  • Se tá no Kurose ok então ....