Pra a questão como um todo, a primeira coisa que deve ficar clara é que as divergências de impedância não se aplicam somente a bancos relacionais e programação orientada a objetos. O termo é usado para se referir aos problemas que ocorrem devido as diferenças entre o modelo de banco de dados e modelo da linguagem de programação (Toby Teorey - Projeto e Modelagem de Banco de Dados).
a) Um framework de mapeamento objeto-relacional tem como principal característica o mapeamento de entidades e eliminação das divergências de impedância.
ERRADO: primeiro, um ORM apenas "esconde" a impedância (Toby Teorey - Projeto e Modelagem de Banco de Dados). No máximo, ela será diminuída, mas não eliminada.
Além disso, a principal característica do ORM é simplificar a codifição por meio da omissão de código SQL para realizar persistência de dados.
b) O mapeamento objeto-relacional está intimamente ligado à necessidade de linguagens de programação persistentes, sendo voltado à comunicação entre sistemas orientados a objetos e banco de dados relacionais.
ERRADO: programação persistente contempla uma categoria de linguagens de programação em que os objetos continuam presentes após a execução do programa de forma nativa e transparente, por exemplo, a linguagem JADE.
c) No desempenho computacional, as abordagens de mapeamento objeto-relacional em linguagens de programação como, por exemplo, Java e C# são consideradas muito mais rápidas que o acesso direto, considerando-se o suporte oferecido pelos frameworks às divergências de impedância.
ERRADO: geralmente os ORM são mais lentos, fato que, inclusive, é tido como um das suas principais desvantagens.
d) Embora os sistemas objeto-relacionais não tenham visão de identidade de objetos, as chaves primárias são utilizadas nas tabelas do banco de dados relacional, passando-se a essas chaves o papel de identificar um objeto na relação de mapeamento objeto-relacional.
CORRETO.
e) Na modelagem, classes e objetos podem ser considerados uma tupla de dados em um banco de dados relacional.
ERRADO: Objetos são considerados tuplas (linhas) e classes as tabelas de um banco de dados relacional.