SóProvas


ID
1823026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      Após a finalização de um projeto de desenvolvimento de um sistema, o gestor solicitou, na fase de homologação, alterações que, de acordo com as suas explicações, não modificariam as regras de negócio.

Nessa situação, considerando-se que o sistema tenha sido desenvolvido orientado a testes, por meio da metodologia da regressão, é correto afirmar que a solicitação do gestor não modificará as regras de negócio se

Alternativas
Comentários
  • d) pois ele citou na questão que o desenvolvimento foi orientado a testes.

  • O teste de regressão  é a reexecução de algum subconjunto de testes que já foi conduzido para garantir que as modificações não propagassem efeitos colaterais indesejados. Como não houve alteração nas regras de negócio, os mesmos subconjuntos de testes devem ser reexecutados com sucesso.

  • Apenas complementando:


    O desenvolvimento dirigido a testes é uma abordagem para o desenvolvimento de programas em que se intercalam testes e desenvolvimento de código. Essencialmente, você desenvolve um código de forma incremental, em conjunto com um teste para esse incremento. Você não caminha para o próximo incremento até que o código desenvolvido passe no teste.


    Fluxo do TDD:

    1) Identificar nova funcionalidade
    2) Escrever teste
    3) Executar o teste (caso seja executado com sucesso, volta para o passo 1)
    4) Implementar funcionalidade e refatorar


    Um argumento forte a favor do desenvolvimento dirigido a testes é que ele ajuda os desenvolvedores a clarear suas ideias sobre o que um segmento de código supostamente deve fazer.

    Além de um melhor entendimento do problema, outros benefícios do desenvolvimento dirigido a testes são:


    1) Cobertura de código: cada código é testado enquanto está sendo escrito.

    2) Teste de regressão: um conjunto de testes é desenvolvido de forma incremental enquanto um programa é desenvolvido. Você sempre pode executar testes de regressão para verificar se as mudanças no programa não introduziram novos bugs. (Como mudanças de regras de negócios não ocorreram, então o esperado é que o teste de regressão seja executado com sucesso)


    3) Depuração simplificada: quando um teste falha, a localização do problema deve ser óbvia.

    4) Documentação do sistema: Os testes em si mesmos agem como uma forma de documentação que descreve o que o código deve estar fazendo.


    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 8.

  • Qual o erro da b?