-
a) Errada. Os cabos de fibra óptica para uso interno, assim como os cabos metálicos CAT5/6, podem ser lançados nos mesmos dutos que a rede elétrica.
b) Errada. Os cabos de fibra óptica monomodo operam em um único comprimento de onda, por isso possuem menor alcance que os cabos de fibra multimodo, que operam em diversos comprimentos de onda.
c) Errada. Os cabos metálicos CAT5 ou CAT6, destinados a redes de computadores, não podem ser usados em sistemas de transmissão de voz ou em sistemas de PABX/PBX, dadas as limitações relacionadas à banda passante.
d) Certa. Cabos de fibra óptica que apresentam gel em sua estrutura ou em sua composição física não devem ser usados na estrutura interna de edifícios, devido a sua natureza inflamável.
e) Errada. Alguém complementa aí por favor.
-
"O NEXT (Near-End CrossTalk) ou paradiafonia diz respeito à interferência entre pares de fios na mesma extremidade de um mesmo cabo. É um parâmetro bastante sensível e os valores mais altos indicam menor ruído (interferência). Na realidade os resultados dos valores medidos é negativo, mas os equipamentos que fazem a medição não mostram esse sinal negativo. Por isso um resultado de 30dB (-30dB) indica menos interferência do que um resultado de 10dB (-10dB)."
Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/455434
-
a) Os cabos de fibra óptica para uso interno, assim como os cabos metálicos CAT5/6, podem ser lançados nos mesmos dutos que a rede elétrica. -> falso, pois, os cabos de cobre sofrem interferência da energia elétrica e não podem estar nos mesmos dutos que a energia elétrica ela.
b) Os cabos de fibra óptica monomodo operam em um único comprimento de onda, por isso possuem menor alcance que os cabos de fibra multimodo, que operam em diversos comprimentos de onda. -> falso, monomodo trabalha somente com um comprimento de onda, mas possui um alcance maior que o multimodo.
c) Os cabos metálicos CAT5 ou CAT6, destinados a redes de computadores, não podem ser usados em sistemas de transmissão de voz ou em sistemas de PABX/PBX, dadas as limitações relacionadas à banda passante. -> falso, podem sim ser usados para tal.
d) Cabos de fibra óptica que apresentam gel em sua estrutura ou em sua composição física não devem ser usados na estrutura interna de edifícios, devido a sua natureza inflamável. -> não encontrei nada falando precisamente sobre isso.
e) O fenômeno físico da paradiafonia, ou next, é detectável por equipamentos que medem o espectro da luz ou ODTRs. -> falso, paradiafonia é a interfecenia que se dá entre pares de fio de cobre. http://pt.flukenetworks.com/content/next-near-end-crosstalk
-
Os materiais na forma de gel são compostos orgânicos não higroscópicos e que possuem elevada estabilidade de sua viscosidade em uma ampla faixa de temperatura, por exemplo, de -20oC a +65oC. A estabilidade da viscosidade é muito importante para o gel se manter no interior do tubo e também permitir a livre movimentação das fibras, até estes extremos de temperatura.
Cabos Gelados são uma excelente alternativa para a proteção das fibras do ponto de vista da penetração e propagação da água. São altamente recomendados para cabos diretamente enterrados e em dutos, que poderão ficar submersos em água por grandes períodos de tempo. Por exemplo, todos os tipos de cabos subaquáticos são geleados.
Fonte - http://www.photton.com.br/cabos-opticos-geleados-secos-ou-totalmente-secos/
Não encontrei nenhuma literatura (inclusive em datasheets de fabricantes) essa informação sobre o gel inflamável, muito pelo contrário o gel utilizado é um composto orgânico, onde sua função é o bloqueio da umidade.