-
Porque a letra C esta certa ?. segmentação por VLAN isola domínios de broadcast, sendo cada vlan um domínio de broadcast distinto, me corrijam se eu estiver falando besteira.
-
Não entendi o item C correto.
Se tenho duas VLANs nível 2, ou seja, agrupadas por MAC, e um host na VLAN1 envia um pacote de broadcast, tal pacote será repassado para a VLAN2? A VLAN, mesmo nível 2, não existe justamente para fazer o isolamento?
-
PROVAVELMENTE ele minimiza o broadcast no mesmo comutador. Não vai resolver completamente.
Mas alguem explica a letrs e ai,
-
Um comutador L2 (em nível 2, como fala a questão), só entende até a camada 2 do modelo OSI. Assim, ao estabelecer VLANs, cria um domínio de colisão para cada rede virtual. Um domínio de broadcast refere-se a todas as máquinas que "escutam" determinada faixa de rede IP (L3). Para resolver esse problema e criar um domínio de broadcast para cada VLAN, precisaríamos de um roteador ou de um Switch L3.
Na wikipédia temos:Numa rede de computadores, o domínio de colisão é uma área lógica onde os pacotes podem colidir uns contra os outros, em particular no protocolo Ethernet. Quanto mais colisões ocorrem menor será a eficiência da rede.
Um domínio de broadcast é um segmento lógico de uma rede de computadores em que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede é capaz de se comunicar com outro sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento.
De maneira complementar, temos ainda que:"Numa rede, switches e hubs trafegam pacotes de broadcast. Um roteador não. Ele não deixa. Ele roteia o pacote para o domínio de broadcast correto." (http://optclean.com.br/como-funciona-uma-rede-dominio-de-colisao-x-dominio-de-broadcast-e-segmentacao-da-rede/)
-
QUESTÃO POLÊMICA e considero a letra "C" incorreta pelos motivos a seguir:
"EM UM MESMO COMUTADOR, A TÉCNICA DE SEPARAÇÃO DE REDES ETHERNET EM VLANS EM NÍVEL 2 RESOLVE O PROBLEMA DE COLISÃO"
pelo comando da questão ao se falar em COMUTADOR deve se pensar SWITCH, mas veja: uma das funções de qualquer switch de camada 2 que se preze é resolver o problema de colisão (hub não resolve esse problema), fazer isso nativamente, logo eu não preciso criar VLAN para resolver esse problema como a questão diz, então aí ja teria um erro gritante, levando em conta a noção que CAUSA (a técnica de separação de redes Ethernet em VLANs em nível 2 ) e CONSEQUÊNCIA ( resolve o problema de colisão).
"MAS NÃO RESOLVE O PROBLEMA DE BROADCAST."
Quanto a essa última parte da questão creio que está correto pois vejamos: mesmo com a criação de VLANs, os broadcasts ainda se propagariam dentro de cada VLAN. Ou seja, só se minimizaria o problema, não se RESOLVERIA de fato. De toda forma a questão é polêmica pois em qualquer rede sabemos que há broadcast essenciais para o bom funcionamento da rede, não constituindo, portanto, um "PROBLEMA", mas sim parte da solução para a rede funcionar bem.
-
O tempo de propagação não está diretamente relacionado à velocidade de transmissão?
-
Sávio
O tempo de propagação está relacionado à distância física entre as máquinas. Achei em a explicação em um site (http://www.programacaoprogressiva.net/2012/08/redes-e-internet-atrasos-e-perdas-de.html), mas vou procurar algo na literatura consagrada mais tarde.
-
O broadcast pode ser considerado sim um problema, tendo em vista que pode afetar o desempenho da rede.
-
e por que a E está errada? vai dizer que não é diretamente proporcional?
tempo de propagação total = latência + dados/velocidade de transmissão
Qual parcela vai influenciar mais depende, em satélite a latência é alta, em redes locais a velocidade é mais importante
Tenso algumas questões de rede, não tem mais o que perguntar, assunto mais que batido, aí ao invés de entregar a questão (o que não é injusto, porque quem estuda merece mais é acertar , igual nas provas da vunesp) as bancas tentam complicar colocando duas certas
-
Acredito que quanto ao tempo de propagação deve-se considerar além do meio de transmissão, a distância.
-
(E) está errada pelo conceito de grandezas "diretamente proporcionais" e "inversamente proporcionais".
O tempo de propagação é INVERSAMENTE proporcional à velocidade de propagação, pois quanto mais alta for a velocidade, mais baixo é o tempo de propagação. (uma cresce conforme a outra diminui, e vice-versa)
Exemplo de grandeza DIRETAMENTE proporcional: tempo de viagem e distância percorrida, em uma viagem de carro, por exemplo. Quanto mais tempo o motorista passa dirigindo, mais distância ele percorreu. (as duas crescem juntas, ou diminuem juntas).
-
Sobre a alternativa E: "O tempo de propagação total de uma rede LAN, MAN ou WAN está diretamente relacionado à velocidade de transmissão do enlace medido."
É correto afirmar que o tempo de propagação está diretamente relacionado à velocidade de transmissão do enlace. Quanto mais rápida a velocidade de transmissão, menor o tempo de propagação. Porém a alternativa fala do tempo total, havendo a necessidade de considerar também o comprimento dos enlaces (distância). Logo, uma rede MAN tende a ter uma tempo de propagação maior (maior latência) do que em uma LAN, pois o enlace é mais comprido.
-
Considerando que um switch (camada 2) propaga broadcast, alteranativa 'C'.
Mas que questãozinha chata essa...
-
comutador = switch
-
Uma VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Num sei pq a C tá certa..
-
Concordo com a divergẽncia e acho q tal questão deveria ser anulada. Vamos comentar apenas as polêmicas:
Com relação à "E", o problema não eh computação, mas matemática.
Segundo[1], "O tempo de propagação mede o tempo necessário para um bit trafegar da origem ao seu destino. Ele é calculado dividindo-se a distância pela velocidade de propagação.
Tempo de propagação = Distância / Velocidade de propagação
Percebam q, só aí, há uma inversão proporcional entre tempo e velocidade(isto é, quanto maior a velocidade, menor o tempo - e não o contrário, como alguns afirmam nos comentários)
Logo, a E tá absolutamente errada!
Quanto à C, segundo [2] "Em uma VLAN, todos os dispositivos são membros do mesmo domínio de broadcast. As mensagens de broadcast, por default, são barradas de todas as portas em um switch que não sejam membros
da mesma VLAN".
Já [2] afirma q "Nesse projeto[no exemplo q ele cita], cada porta é marcada com uma ‘cor’, digamos, verde para engenharia e vermelha para finanças. O switch então encaminha pacotes de modo que os computadores conectados às portas verdes sejam separados dos computadores conectados às portas vermelhas. Os pacotesde broadcast enviados em uma porta de cor vermelha, por exemplo, não serão recebidos em uma porta de cor verde, como se existissem duas LANs diferentes.
Ou seja, cerveja!!!
As VLANS feitas com switches L2 resolvem, sim, o problema de broadcast. Mas seria uma solução inadequada (como diria o finado Major Olímpio: é um tratamento do tipo "matar o boi pra acabar com o caparrato!!!")
Quando vc faz uma VLAN usando switches L2, essa VLAN fica isolada das demais pela incapacidade de roteamento q ela tem...daí a necessidade de se usar um switch L3 ou roteador para tal!!!
Ainda não está convencido??? Ao gosto do freguês!!! Acho q uma imagem vale mais 1 1000 palavras!!! (Atenção,não clique na imagem a seguir q tem virus!!!)
https://imgur.com/a/bBPxZhB
Uma outra questão q pode suscitar dúvidas é a A. Porém, sabemos q a Ethernet é uma rede de difusão de barramento com controle descentralizado. O q isso significa? Que os computadores podem transmitir sempre que desejam(eles mesmos q controlam a difusão, não havendo um nó central pra exercer essa tarefa). Na pratica, se dois ou mais pacotes colidirem, cada computador aguardará um tempo aleatório e fará uma nova tentativa mais tarde.
Fonte:
[1] Forouzan
[2] Tanenbaum
-
broadcast = Transmissão
Em telecomunicações e teoria da informação, broadcast é um método de transferência de mensagem para todos os receptores simultaneamente.
-
O ERRO DA "E"
e) O tempo de propagação total de uma rede LAN, MAN ou WAN está diretamente relacionado à velocidade de transmissão do enlace medido.
Para estar diretamente relacionado eu preciso aumentar uma coisa a outra aumentar junto.
Tome isso como exemplo:
1- Se o tempo de propagação for 5 horas a velocidade será 2.
2- Se o tempo de propagação for 10 horas a velocidade será 1.
Se demorou muito para propagar então é por que a velocidade estava lenta.
Assim, veja que quanto maior for o tempo de propagação mais lento será a velocidade, logo eles são INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.
GAB. C
-
Questão estranha, mas penso que a C esteja certa porque o serviço de broadcast envia simultaneamente os pacotes de dados para todos os nós da rede de computadores, portanto, a separação de redes Ethernet em VLANs em nível 2 resolve o problema de colisão, mas não resolve a questão do envio simultâneo.
Complementando:
"A VLAN de nível 2 (chamada VLAN MAC, em inglês MAC Address-Based VLAN), consiste em definir uma rede virtual em função dos endereços MAC de estações. Este tipo de VLAN é muito mais flexível que por porta, porque a rede agora se torna independente da localização física da estação."
fonte: meus resumos + https://www.blog.ipv7.com.br/tecnica/vlans-lans-virtuais/