SóProvas


ID
1824376
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Um aplicativo na internet vai monitorar postagens nas redes sociais que reproduzam mensagens de ódio, racismo, intolerância e que promovam a violência. Criado pelo Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o instrumento será lançado este mês [novembro de 2015] e permitirá que usuários sejam identificados e denunciados. 

   De acordo com o professor responsável pelo projeto, Fábio Malini, os direitos humanos são vistos de maneira pejorativa na internet e discursos de ódio têm ganhado fôlego. “É preciso desmantelar esse processo", defende. Ele acredita que, por meio da disponibilização dos dados, é possível criar políticas públicas para amparar e “empoderar" as vítimas. 

(Adaptado de: App vai monitorar mensagens racistas nas redes sociais. Disponível em: http://exame.abril.com.br/ brasil/noticias/app-vai-monitorar-mensagens-racistas-nas-redes-sociais. Acesso em: 02/11/2015)

Uma passagem do texto corretamente reescrita, com o sentido preservado, em linhas gerais, está em: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: ambos os verbos expressam, em linhas gerais, o mesmo sentido, respeitando às normas cultas da lingua portuguesa.

    B) "monitorar" (sentido de controle) e "reproduzir" (sentido de expor) têm sentidos diferentes, portanto incorreto

    C) "maneira pejorativa" tem sentido negativo, ruim, enquanto que "plausíveis" tem um sentido positivo, aceitável, logo errado.

    D) "ganhar fôlego" é uma metáfora que estabelece um sentido de crescimento, ao passo que "esmaecendo" é uma metáfora no sentido de decréscimo, perdeu forças e caiu.

    E) "desmantelar" tem relação com por fim a algo ou alguma coisa, e "reestruturar " é justamente tentar arrumar para que se prossiga com algo. Sentidos diferentes.

    bons estudos

  • Questão fácil, mas cuidado. Já peguei prova da CESPE em que a "A" estaria errada. O sentido mudaria porque na primeira estrutura "o instrumento" será lançado por alguém. Já na reescrita o instrumento virá por conta própria.