-
Está escrito alagamento e não alaRgamento.
-
Por ter menos vazios no seu interior, solos argilosos São em geral mais "estanques"
-
Os solos argilosos possuem coeficiente de permeabilidade bem menor, em relação aos solos arenosos. Por esse motivo, admite-se que a percolação de água seja bem menor.
-
Solo argiloso apresentar menor permeabilidade eu concordo, mas o mais importante é nível do lençol freático, nenão?
-
Acho que vou devolver meu diploma!
-
Depende do nível do lençol freático. Não pode generalizar assim. Peçam gabarito comentado, por favor. Pouquíssimas questões de engenharia tem comentário de professor.
De qualquer forma, o gabarito da banca é Certo.
-
Fala sério...
-
Errei por ir pelo raciocínio de que o solo argiloso possui ascensão capilar muito superior ao solo arenoso, enfim, não sei o que a banca estava querendo.
-
A capacidade de drenagem de um solo não é uma função direta de sua porosidade, mas do volume de macroporos. Solos argilosos, por exemplo, apresentam um grande volume de porosidade, porém com predominância de microporos, o que favorece a retenção da água; enquanto nos solos arenosos o predomínio dos macroporos favorece à transmissão da água para níveis inferiores, garantindo uma boa drenagem e boa aeração, porém uma baixa umidade.
Fonte: https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/geo09/popups/porosidade.htm
-
Meu amigo examinador, se a escavação estiver a nível do lençol freático haverá alagamento, seja solo arenoso ou argiloso.