-
Questão capciosa hein rs, errei essa...
O solo orgânico não é o melhor solo possível, mas acredito que não se pode afirmar que é a pior condição para uma fundação.
Além de que existem diversos tipos de fundações, para diversos tipos de situações. Pelo exposto no enunciado, não se pode afirmar que por causa do solo orgânico (normalmente uma camada não muito espessa) a solução seria mais complexa, e mesmo que fosse mais complexa, também não poderíamos afirmar que seria mais cara.
-
Erro da questão: Não necessariamente uma solução mais complexa é mais cara.
-
Errado
Em casos de ocorrência de solo orgânico, não necessariamente haverá uma solução mais complexa. Pode, possivelmente, gerar mais gastos, por conta da adoção de uma solução para a sua ocorrência, porém, dependendo do caso, pode ser que a solução seja a mera retirada do solo orgânico do local, sem muita complexidade e com um gasto que vai depender do volume retirado.
-
Questão complicada mesmo. Eu também errei, mas pensando com mais calma...
Acredito que pode estar errada por dois motivos:
1) Na NBR 6122 não existe nenhum comentário acerca desse assunto. Se não está na norma, não podemos afirmar isso.
2) Existem solos mais complexos de se trabalhar que o solo orgânico, como: solos expansivos, solos colapsíveis ou até mesmo em rochas carstícas.
-
ERRADO
Não necessáriamente mais complexa, se de pequena espessura basta a simples escavação
-
A meu ver o "teoricamente" tanto pode ser mais ou menos complexa...
-
Realmente, depois de ler os comentários dos colegas deu pra entender. A simples retirada do solo organico nao é ''complexa'' apesar de ser caro.
-
Eu errei, mas ao ler o comentário do Bruno eu consegui montar uma opinião sobre essa questão.
O solo que vai impactar na complexidade da solução da fundação é o solo de apoio da fundação (ou o solo lateral no caso de atrito lateral de estacas), mas como o solo orgânico normalmente é superficial e de camada não muito espessa, é muito mais impactante ter argila mole saturada no bulbo de tensão da fundação do que a presença de solo orgânico.
E na minha opinião, embora existam exceções, normalmente uma solução complexa é a que demanda profissionais mais especializados, projetos mais caros, equipamentos incomuns e execução mais cara.
-
Questão ERRADA
Não se exige a adoção de soluções teoricamente mais complexas pelo fato de que o solo orgânico nem deve ser utilizado para obras de construção civil, deve ser descartado.