-
A curva s visualiza um grafico que projeta o andamento fisico financeiro da obra durante o tempo
E claro que ela varia de acordo com o momento da obra ( por isso o formato de S)
-
questão errada!
porque a curva S possui em % de recursos nas ordenadas e % de tempo decorrido nas abcissas, portanto permite sim
projeções futuras
a curva S permite ao orçamentista perceber que mais para o final da obra termos os maiores gastos nela (que serão os acabamentos e arrematamentos), e pela curvatura da curva e a percentagem de tempo decorrido ele pode saber o tanto que já gastou naquela obra até o momento
-
A curva S mostra a distribuição de um recurso, de forma cumulativa, podendo representar o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de moedas necessárias à sua execução, assim como permite visualizar o ritmo de andamento previsto para a sua implementação.
-
A curva S permite comparar o acumulado dos desembolsos realizados com os orçados (previstos) - constitui uma representação gráfica do projeto ao longo do tempo. É sobremodo útil para a análise do comportamento do fluxo de caixa e a verificação de compatibilidade entre o que gasto e o efetivamente realizado (agregado).
A curva S também permite, na fase de planejamento, definir o montante dos recursos requeridos para a execução do projeto, a serem aplicados na sucessão do tempo programado. Na fase de desenvolvimento da obra, por outro lado, esse instrumento é capaz de indicar a necessidade de um replanejamento, no caso de evidenciar possível descumprimento dos prazos contratuais ou custos previstos, mantida a linha de tendência. Alguns índices de controle de produção e desempenho (de custos e de prazo) na execução de um projeto podem ser extraídos do cotejo de curvas S. Possibilita, então, a análise do valor agregado (earned value analysis).
Fonte: Questões comentadas ( TEMAS DE ENGENHARIA CIVIL)
-
não entendi esse "variações de custo de uma obra".