SóProvas


ID
1825288
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Dentre as atividades relacionadas ao gerenciamento de materiais em uma obra, está o controle sobre o armazenamento. Conferindo o armazenamento do cimento Portland em uma obra, o responsável verificou que os sacos de 50 kg estavam armazenados em pilhas; algumas com 13, outras com 15 ou com 17 sacos. Orientando o almoxarife, o responsável solicitou que as pilhas fossem rearrumadas, de forma a obedecer ao que está disposto na NBR 5732:1991 (Cimento Portland comum), que limita o número máximo de sacos em uma pilha em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    "4.4 Armazenamento em sacos Os sacos de cimento devem ser armazenados em locais bem secos e bem protegidos para preservação da qualidade, e de forma que permita fácil acesso à inspeção e à identificação de cada lote. As pilhas devem ser colocadas sobre estrados secos e não devem conter mais de dez sacos de altura."

  • Complementando o comantário do amigo !

    NBR 12655/2015

    5.3.1 Cimento

    Cada cimento deve ser armazenado separadamente, de acordo com a marca, tipo e classe.

    O cimento fornecido em sacos deve ser guardado em pilhas, em local fechado, protegido da ação de chuva, névoa ou condensação. Cada lote recebido em uma mesma data deve ser armazenado em pilhas separadas e individualizadas.

    As pilhas devem estar separadas por corredores que permitam o acesso e os sacos devem ficar apoiados sobre estrado ou paletes de madeira, para evitar o contato direto com o piso.

    Os sacos devem ser empilhados em altura de no máximo 15 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias no canteiro de obras, ou em altura de no máximo 10 unidades, quando permanecerem por período mais longo.

    O cimento fornecido a granel deve ser estocado em silo estanque, provido de respiradouro com filtro para reter poeira, tubulação de carga e descarga e janela de inspeção.

    Cada silo deve estar munido de uma identificação com o registro de tipo, classe e marca de cimento contido, e sua configuração interna deve ser tal que induza o fluxo desimpedido do cimento até a boca de descarga, sem gerar áreas mortas.