SóProvas


ID
1825354
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao se projetarem as barras da treliça de um guindaste, que estão sob tração, deve-se observar que a norma NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios) recomenda que o índice de esbeltez dessas barras não ultrapasse o valor de:

Alternativas
Comentários
  • NBR 8800:2008/ 5.2.8.1 Recomenda-se que o índice de esbeltez das barras tracionadas, tomado como a maior relação entre o
    comprimento destravado e o raio de giração correspondente ( L / r ), excetuando-se tirantes de barras redondas
    pré-tensionadas ou outras barras que tenham sido montadas com pré-tensão, não supere 300

  • Cuidado pessoal. Costumamos associar o índice de esbeltez com elemento comprimido (principalmente pilar em concreto), mas precisamos considerar para elemento tracionado também (geralmente em estrutura metálica).

     

    Lembrando que o índice de esbeltez para peça comprimida de concreto e aço não deve ultrapassar o 200 (exceto para postes com carga baixa).

    Normalmente, os elementos em concreto são dimensionados para ter índice menor do que 90 para facilitar os cálculos e evitar ocorrência de efeitos não lineares.

     

    ìndice de esbeltez, limite máximo tração: 300

    ìndice de esbeltez, limite máximo compressão: 200

  • "Para guardar esses limites, pense que compressão é sempre o maior problema quando pensamos em flambagem. Além disso, a palavra compressãO tem 2 letras O, ou seja, 2 O O. Assim, o limite de compressão é 200. A tração tolera mais flambagem, ou seja, aguenta um O a mais, logo, 3 Os, equivalente a 300."

    Jonas Lara