-
Gabarito C — conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
“Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
“É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
“É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
“É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
“Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.
Questão de Concurso
(Cespe/Ibama/Técnico Administrativo/2012) Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores são características valorizadas em gestores públicos.
Gabarito: certo. Todas representam características importantes de um líder, e, por consequência, do gestor público.
-
Show de bola seu comentário Vanessa. Parabéns!
-
Gabarito: C
A) Errado. As transformações que interessam para a gestão da mudança são as pró-ativas e significativas. (retirado de artigos acadêmicos)
B) Errado. Líderes informais são pessoas que em sua grande maioria não possuem cargos de Diretoria ou que possam tomar grandes decisões, mas vali-se de uma personalidade forte e perspicaz, liderando seus companheiros na busca de um objetivo comum.
C) Correta. O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas. O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
D) Errado. Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
E) Errado. https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48287/a-importancia-da-inteligencia-emocional-na-lideranca
Fonte: Vários artigos da internet.
-
Liderança
Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um
objetivo”. (Rouch & Behling, 1984)
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos
objetivos identificados como sendo para bem comum”. (O monge e o Executivo: James C. Hunter)
“É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de
um objetivo, em determinada situação”. (Hersey e Blanchard)
“É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de
comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”
(Chiavenato).
-
LETRA C
a única que trás de forma objetiva o objetivo certo da liderança. Sobre a opção D, segue a diferença entre liderança transacional, da liderança transformacional:
Liderança transacional
Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança transformacional
Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
-
A banca abordou temas como "Gestão de Mudanças e Liderança". Julgaremos as alternativas de acordo com o solicitado no enunciado.
A) Incorreto. A gestão de mudanças deve ser considerada na organização como uma ferramenta em busca da vantagem competitiva em um ambiente mutável e não apenas como uma reação as mudanças, mas como uma preparação para essas. Os tipos de mudanças podem ser planejadas (mudanças intencionais e orientadas) e não planejadas.
B) Incorreto. De acordo com Ribas (2016), "a liderança é informal; ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada." Ainda de acordo com a autora, os líderes informais tem capacidade igual ou maior de influenciar do que as lideranças formais.
C) Correto. É uma das definições de liderança. De acordo com Robbins (2005), a liderança é a capacidade de influenciar um grupo direcionando para o alcance dos seus objetivos em comum
D) Incorreto. Os líderes transacionais são aqueles que fazem trocas e permutas com os seus liderados, ou seja, é a liderança baseada na troca (transações) de esforços por recompensas.
E) Incorreto. Ambas são importantes e devem estar presentes em um líder eficaz. A inteligência emocional (segundo Goleman), "é a habilidade de dirigir de modo eficaz a si mesmo e os seus sentimentos. Capacidade de identificar e administrar pistas e informações emocionais." Um líder deve possuir um alto grau de inteligência emocional dividida em 4 capacidades: Autoconsciência, autogestão, consciência social e habilidade social.
RIBAS, A; RAMALHO, C. “Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016
ROBBINS; JUDGE; SOBRAL. “Comportamento organizacional.” Pearson, 2012
Gabarito: Letra "C".