SóProvas


ID
1826881
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A cultura organizacional representa o modo de vida próprio que cada organização desenvolve com os seus participantes. A cultura organizacional não é estática nem permanente, pois sofre alterações com o tempo, dependendo de condições internas ou externas. A cultura organizacional que as organizações devem almejar para obter maior eficiência, eficácia e flexibilidade é a denominada:

Alternativas
Comentários
  • Culturas conservadoras

    Essa cultura se caracteriza pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem enraizados na organização e que não mudam ao longo do tempo. Geralmente é adotada por organizações conservadoras que se mantêm inalteradas independente das mudanças do cenário externo.


    Culturas adaptativas

    Essa categoria de cultura caracteriza-se pela sua maleabilidade e flexibilidade, sendo voltada para a inovação e a mudança. As organizações que a utilizam costumam fazer revisões e atualizações constantes em suas culturas adaptativas, caracterizando-se pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, essas organizações têm a necessidade de mudança e adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade dessas. Como exemplo prático dessa cultura, podemos citar o Japão, que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva mudanças e inovações constantes. 

  • Conforme DAFT (2003), a cultura de adaptabilidade - iniciativa - possui foco no ambiente externo, sendo flexível para atender as necessidades dos clientes. Valoriza inovação, criatividade e riscos, estimulando a detecção e reação aos fatores do ambiente. Exemplos de organizações que costumam adotar esse tipo de cultura são as empresas de marketing, de cosméticos e eletrônica.

  • Gabarito letra "B"