SóProvas


ID
1827502
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Segurança da Informação no mundo da Internet das Coisas

     Com a rápida expansão da utilização da Internet das Coisas em todo o mundo, além da crescente disseminação de malwares para todo tipo de hardware e software (sejam sistemas operacionais ou aplicativos), a preocupação com a Segurança da Informação (dados pessoais e corporativos) também deve seguir entre as principais prioridades da indústria de Tecnologia da Informação.

     A Internet das Coisas traz centenas de milhares de dispositivos trocando informações entre si pela Internet. Informações que, por exemplo, podem ter sido coletadas através de dispositivos ligados ao corpo de um paciente e que podem enviar dados sobre o seu estado de saúde e até resultados de exames para o médico, aonde quer que ele esteja localizado, podendo, inclusive, ver estas informações do seu smartphone. Estes dados podem ser facilmente interceptados, modificados ou utilizados em benefício de quem não detém direito sobre eles.

      Da mesma forma, quando afirmamos que a porta da garagem, o ar condicionado ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado à rede interna da nossa casa e que pode ser acionado apenas pela presença do smartphone de seu proprietário, também podemos afirmar que todos estes dispositivos estão sujeitos à ação de pessoas mal intencionadas. Um especialista em tecnologia, com bons conhecimentos em linguagens de programação e protocolos de redes, pode facilmente criar um malware para agir em seu benefício.

      Os Malwares são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas, como por exemplo, obtenção de vantagens financeiras, coleta de informações confidenciais, vandalismo, prática de golpes, realização de ataques e disseminação de spam.

      Obviamente quando destacamos as oportunidades de negócios envolvidas com Internet das Coisas, pessoas mal intencionadas também buscarão se aproveitar de alguma forma deste mercado potencial. O que fazer? Pensando no lado dos usuários finais, a prevenção ainda é a melhor prática quando tratamos o tema segurança.  

      Manter o firewall e os softwares antimalwares atualizados, usar sempre programas originais e atualizados, usar somente fontes confiáveis ou lojas oficiais para download de aplicativos / programas, não acessar informações confidenciais ou realizar transações financeiras usando redes wi‐fi públicas, verificar a veracidade e autenticidade de um link antes de clicar sobre ele e ter atenção quanto à autenticidade dos certificados digitais que aparecem no navegador são algumas das medidas de segurança a serem tomadas.

      Já pelo lado das empresas e provedores de serviços, a principal mudança está na mentalidade. Estamos preparados para receber estes dispositivos dentro da rede da empresa? Como isolar o tráfego dos usuários e aplicativos do tráfego de dados sensíveis ao negócio da empresa? Como garantir a qualidade dos serviços? Como garantir uma largura de banda suficiente para atender a demanda das “coisas” sem impactar o core business da empresa? Enfim, todos queremos aproveitar as oportunidades que a Internet das Coisas pode proporcionar e que elas sempre possam vir acompanhadas da segurança adequada às informações.

(Adriano Balaguer, 25 de fevereiro de 2015. Disponível em:http://computerworld.com.br/tecnologia/2015/02/25/ seguranca‐da‐informacao‐no‐mundo‐da‐internet‐das‐coisas.)

Considerando os sentidos produzidos no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Diante dos benefícios e malefícios da Internet das Coisas, pode‐se afirmar que ela tornou‐se algo prejudicial à sociedade.  

(     ) O título do texto pode, também, ser considerado o assunto principal tratado no texto.

(     ) O texto é principalmente informativo, através de uma linguagem clara e objetiva transmite informações relevantes para a sociedade pós‐moderna.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  •  ( F ) Diante dos benefícios e malefícios da Internet das Coisas, pode‐se afirmar que ela tornou‐se algo prejudicial à sociedade.

    "(...) Enfim, todos queremos aproveitar as oportunidades que a Internet das Coisas pode proporcionar e que elas sempre possam vir acompanhadas da segurança adequada às informações."


    ( V ) O título do texto pode, também, ser considerado o assunto principal tratado no texto. 

    ( F ) O texto é principalmente informativo, através de uma linguagem clara e objetiva transmite informações relevantes para a sociedade pós‐moderna.

    O texto é principalmente Dissertativo, por conter características como verbos predominantemente no presente para dar mais crédito ao texto, presença de uma conclusão, estratégias argumentativas, ...

    Esse foi meu ponto de vista. Se eu estiver errada favor avisar.

  • O que é um Texto informativo:

    Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria. Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitor sobre o tema em questão. Podem existir textos informativos sobre animais, com características e informações sobre os animais ou sobre doenças como a dengue. Um texto informativo sobre a dengue, por exemplo, provavelmente disponibilizará informação sobre os sintomas, tratamento e formas de prevenção. Neste último caso, estamos perante um texto informativo científico, com informações autenticadas de acordo com a ciência. 

    Os textos informativos podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo.

    A nível estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem utilizada em um texto informativo deve ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos. Normalmente, os textos informativos não têm figuras de linguagem que podem remeter a difícil interpretação, como metáforas e paradoxos.

    O jornalismo é responsável pela criação de vários textos informativos, em notícias, revistas, jornais, entrevistas, etc. Também são considerados informativos os textos que fazem parte de artigos científicos.

    Concluindo, este texto é um texto informativo sobre o que é um texto informativo.

    http://www.significados.com.br/texto-informativo/

  • Acredito que o texto seja expositivo.
    Um texto expositivo tem uma linguagem objetiva, verbos no presente
    e a narrativa aparece em terceira pessoa. Ele expõe informações e
    transmite conhecimentos sobre um determinado assunto.

  • Olha só o posicionamento:

    "a prevenção ainda é a melhor prática quando tratamos o tema segurança. "

     

  • Pegadinha ridícula, banca medíocre.

  • Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A afirmativa “O texto é principalmente informativo, através de uma linguagem clara e objetiva transmite informações relevantes para a sociedade pós‐moderna.” não pode ser considerada verdadeira, pois, de acordo com os recursos textuais empregados tais como: consistência de argumentos e evidência de provas; não podemos afirmar que o texto seja predominantemente informativo, mas sim um texto argumentativo. A seguir, alguns trechos que demonstram tais aspectos: “a preocupação com a Segurança da Informação (dados 7 pessoais e corporativos) também deve seguir entre as principais prioridades da indústria de Tecnologia da Informação.” “também podemos afirmar que todos estes dispositivos estão sujeitos à ação de pessoas mal intencionadas.” “Obviamente quando destacamos as oportunidades de negócios envolvidas com Internet das Coisas, pessoas mal intencionadas também buscarão se aproveitar de alguma forma deste mercado potencial. O que fazer?” Fonte:  PIMENTEL, Carlos. Redação Descomplicada. 2ª edição, ed. Saraiva.  Platão & Fiorin. Para entender o texto leitura e redação. Ed. Ática.