SóProvas


ID
1827925
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os sebos

   Outro dia resolvi peregrinar por alguns sebos do Centro da cidade. Há quanto tempo! O hábito de frequentar sebos remonta à minha juventude, quando ingressei na universidade. O Jornal do Commercio publicava, aos domingos, em pequenos anúncios, relações de livros e revistas, que tinham sido adquiridos por eles. Segunda‐feira, às sete da manhã, eis‐me em frente à loja do sebo que me interessava. A casa, daquelas bem antigas, só abria às oito, mas, uma hora antes, se formava, na calçada, uma pequena fila de bibliófilos. Abria muito cedo sim, porque o dono sabia da ansiedade daqueles madrugadores. Situava‐se numa daquelas ruas próximas à Praça Tiradentes. Se eu chegasse em segundo lugar, corria o risco sério de o primeiro da fila querer exatamente a obra que eu tanto sonhava ter em minha biblioteca, que acolhia os primeiros livros. Frustração, por que passei algumas vezes, horrível. Um dia de lamentações pela perda. Já era quase minha, afinal! A aflição em querer adivinhar qual obra interessava ao meu possível concorrente era muito forte. Que vontade de perguntar logo que ele declinasse o nome do autor cobiçado. Era um jovem, e meus companheiros de expectativa, bem mais velhos. A época, outra, também impunha respeito aos mais velhos. Muitos livros importantes, para aquele tempo, foram sendo adquiridos assim pelo estudante de Letras.
(Carlos Eduardo Falcão Uchoa)

O autor do texto registra a forma “Jornal do Commercio” em sua crônica. Ele registra a forma original do nome desse antigo jornal e, sobre essa forma gráfica, pode‐se dizer que ela

Alternativas
Comentários
  • a)

    Errado. A palavra “comércio” deve ser acentuada.

    b)

    Errado. A grafia “Commercio” não registra uma grafia anterior ao novo acordo ortográfico.

    c)

    Certo. A grafia “Commercio” não apresenta acentuação gráfica, a qual é obrigatória.

    d)

    Errado. No último acordo ortográfico não houve mudança em tal palavra.

    e)

    Errado. Não existe dupla possibilidade de grafia para essa palavra.

  • uai, e uma forma gráfica não atual não é necessariamente anterior ao novo acordo? rs

  • Complicado esse gabarito. Na alternativa B, é verdade que o termo expressa uma grafia anterior ao acordo, ainda que a palavra comércio tenha sofrido alterações antes mesmo dele. Na alternativa C, pode-se questionar a ideia de que há um "emprego de acento não atual", afinal a expressão não carrega acento nenhum. Eu entraria com recurso.

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    O nome do jornal não documenta emprego de acento não atual, como afirma o gabarito (C), pois ele não documenta emprego de acento nenhum.

    Debora Cunha, você não está considerando o acento agudo.