SóProvas


ID
1829260
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As definições enumeradas a seguir:

1 - É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

2 - São programas que tem habilidade de agir sem ser detectados.

3 - São códigos ou programa que infectam outros programas e se multiplicam, na maioria das vezes podem causar danos aos sistemas infectados.

São respectivamente de:

Alternativas
Comentários
  • Caramba, eu sou da área e nunca tinha ouvido falar em vírus stealth. Imagino como foi pra um arquiteto.

    Nessa questão, o esquema foi saber que download não tem nada a ver com o conceito 2, aí sim fica mais tranquilo.

    Vamos na fé.

  • GABARITO C 

  • Gab: C

    Vírus Stealth (Vírus Invisíveis): um dos mais complexos da atualidade, cuja principal característica é a inteligência. Emprega técnicas
    para evitar sua detecção durante a varredura de programas antivírus, como, por exemplo, temporariamente se auto remover da memória.
     

  • VÍRUS DO CAPIROTO

     

                   STEALTH         =           SE ESCONDE

     

    O vírus do tipo STEALTH foi programado para se esconder e enganar o antivírus durante uma varredura deste programa.

     

    Tem a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que antivírus o detecte.

     

     

     

     

    Autor: Roberto Gomes , Professor

    Vamos a definição do vírus tipo stealth:


    "Um vírus stealth é um malware complexo que se esconde depois de infectar um computador. Uma vez escondido, ele copia as informações de dados não infectados para si mesmo e retransmite-as para o software antivírus durante uma verificação. Isso faz com que seja um vírus difícil de ser detectado e excluído."

    Assim podemos afirmar que a questão esta errada pois o vírus tipo stealth possuí técnicas para evitar sua detecção por programas antivírus, além de infectar outros arquivos  e não somente arquivos  Word e do Excel.

  • Interessante o raciocínio, essa pergunta é excelente para uma prova oral. Candidato, existe extinção parcial da punibilidade?

  • ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

    ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

    ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.

    MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

    MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.

    MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.

    POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

    PROGRAMA - Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

    SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

    STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

  • Vírus stealth, são em computação, códigos executáveis identificados como vírus de computador que utilizam técnicas diversas para tentar evitar sua detecção por softwares antivírus. Exemplos de vírus com este comportamento são o Natas e o Brain.