SóProvas


ID
1831354
Banca
Quadrix
Órgão
CFQ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No século anterior, alguns profissionais utilizaram, de livre e espontânea vontade, os seus conhecimentos científicos para a prática de crimes contra a humanidade. Analise as afirmações a seguir e marque C (CERTA) e E (ERRADA). 

( ) O uso do conhecimento científico no caso de guerras, em qualquer circunstância e para qualquer uso, não se configura atitude não ética.

( ) O profissional que estiver a serviço do exército de seu país, em período de conflitos armados, não deve ter sua conduta ética julgada.

( ) O experimento de produtos químicos danosos à saúde em prisioneiros, desde que autorizado pelo Estado e com anuência dos familiares dos detentos, são procedimentos considerados éticos e dentro dos padrões aceitáveis de conduta profissional.

( ) Um profissional não deve ter sua ética avaliada apenas durante o seu exercício profissional, mas também em sua conduta fora do ambiente de trabalho.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • (GABARITO B) Erros em negrito

    (E) O uso do conhecimento científico no caso de guerras, em qualquer circunstância e para qualquer uso, não se configura atitude não ética.

    (E) O profissional que estiver a serviço do exército de seu país, em período de conflitos armados, não deve ter sua conduta ética julgada.

    (E) O experimento de produtos químicos danosos à saúde em prisioneiros, desde que autorizado pelo Estado e com anuência dos familiares dos detentos, são procedimentos considerados éticos e dentro dos padrões aceitáveis de conduta profissional. 

  • Gabarito B.

    Única Correta: "Um profissional não deve ter sua ética avaliada apenas durante o seu exercício profissional, mas também em sua conduta fora do ambiente de trabalho."

     

    Bons Estudos!!

  • Gostei dessa questão, apesar da guerra se desenvolver em contextos que muitas vezes estão acima do bem e do mal, podemos tomar como exemplo o projeto Manhattan, afinal, explodir duas bombas nucleares contra alvos civis está longe de ser uma conduta ética, mas também não é aética, pois se assim pensassem os japoneses, não teriam bombardeado Pearl Harbor. Os americanos apenas responderam a um estímulo vindo do ambiente externo.