SóProvas


ID
1832077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma nova realidade, mais complexa e multifacetada, tem provocado mudanças na forma de organização da sociedade e apresentado demandas aos profissionais do serviço social no que se refere à articulação social em redes. Em relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

A abordagem de rede social deve partir da centralidade que as redes primárias assumem, devido à importância desse contexto relacional primário para os indivíduos e para as famílias.


Alternativas
Comentários
  • As redes primárias ou de proteção espontânea são aquelas que se organizam na perspectiva do apoio mútuo e solidariedade, como nas relações afetivas, de parentesco, de proximidade com amigos, vizinhos e nas relações entre os indivíduos de uma mesma comunidade. Essas formas de rede são tecidas no cotidiano, estimuladas pelas demandas de apoio, convivência e, frequentemente, passam despercebidas pelos sujeitos que nela se inserem e se relacionam. Essas redes informais independem da presença ou contato com as redes mais estruturadas, ainda que tais pessoas ou grupos possam estar interligados, participando de outras redes. As formas primárias de proteção, com o conceito alargado de família, constituem uma base de segurança do grupo familiar, pois frequentemente se mantêm quando outras formas de redes se desarticulam.


    http://www.fazendohistoria.org.br/downloads/4_rede_de_protecao_social.pdf