SóProvas


ID
1832080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma nova realidade, mais complexa e multifacetada, tem provocado mudanças na forma de organização da sociedade e apresentado demandas aos profissionais do serviço social no que se refere à articulação social em redes. Em relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

Por serem, necessariamente, hierarquizadas, as redes sociais são estruturadas com chefes ou postos de comando.


Alternativas
Comentários
  • "..uma rede não tem centro, e ainda que alguns nós possam ser mais importantes que outros todos dependem dos demais na medida em que estão na rede”. (1998, p. 10). Assim, neste quadro apresenta-se uma das características desta estrutura organizacional que se refere à difusão de poder. (http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/O%20TRABALHO%20EM%20REDE%20COMO%20UMA%20ESTRAT%C3%89GIA%20DE%20ENFRENTAMENTO%20A%20FEN%C3%94MENOS%20SOCIAIS%20COMPLEXOS.pdf)

  • As redes se organizam em processos horizontais, ou seja, não pressupõem uma hierarquização. Assim, não há chefes ou postos de comando equivalentes nesse tipo de estrutura.A participação deve ser sempre objetivada e estimulada, uma vez que o critério de pertencimento deve ser a adesão livre de todos os participantes.