SóProvas


ID
1832107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange à avaliação de políticas e programas sociais, julgue o item a seguir.

Na avaliação de impactos, foca-se a relação entre metas atingidas e metas propostas, o que exclui o uso do método experimental clássico.


Alternativas
Comentários
  • Avaliação de impacto é aquela que procura constatar os efeitos ou impactos produzidos sobre a sociedade e, portanto, para além dos beneficiários diretos da intervenção pública. Dois pressupostos orientam a avaliação de impacto.  Existe propósito de mudança social na política em análise; e Existe uma relação causal entre a política e a mudança social provocada.  Neste caso deve-se constatar empiricamente mudanças, proceder à sua diferenciação, à sua quantificação e estabelecer a relação causa–efeito entre estas e a ação pública realizada por meio da política.

  • Não daria para excluir a parte experimental, formada pelo grupo de controle, composto por beneficiários de um projeto ou programa , por exemplo, na  avaliação ex-post e de impacto. 

    Abordagem experimental – é a mais adequada ao exame de relações de causa e efeito. Requer a criação/definição de grupo experimental e grupo de controle (que não foi exposto à intervenção). Usualmente, procura-se manter constantes as características de ambos os grupos e efetuar seleção aleatória dos seus componentes. Há situações em que não é possível formar grupos de controle, então usa-se a chamada “abordagem quasi-experimental”, examinando o momento anterior e o momento posterior a uma política ou programa.