SóProvas


ID
1832131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da pesquisa em processo de investigação social e das correntes de pensamento e das abordagens metodológicas que a embasam, julgue o item seguinte.

De acordo com o pensamento sistêmico, a solução para os problemas sociais é de responsabilidade dos pesquisadores e deve ser encontrada a partir da aplicação de códigos exteriores aos sujeitos.


Alternativas
Comentários
  • Errada!


    O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas. 

  • Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

    Calma, vamos simplificar a ideia. Pensamento sistêmico é a capacidade que uma pessoa – líder, pai e mãe de família, governante, empreendedor, professor etc. – adquire para avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Isso diz respeito aos aspectos pessoais, profissionais e econômicos do ser humano.

  • O Pensamento Sistêmico trata de um conjunto de princípios, métodos e instrumentos voltados  para compreender a relação entre os elementos presentes em uma determinada situação, partindo do pressuposto que todos eles formam um 'todo', um processo comum.

    A compreensão do processo se dá pela mediação dos próprios elementos que formam o sistema, e não pela aplicação de códigos exteriores a ele.

    Por isso, a questão está ERRADA.

  • O pensamento sistêmico permite a interdependência entre os diversos componentes que interagem com as organizações e afetam seus objetivos e estratégias, exigindo, da alta administração, a elevada capacidade de reagir e se adaptar. Essa interdependência requer também a minuciosa observação do alinhamento dos planos em seus níveis de operação. CESPE