SóProvas


ID
1832821
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mãe de dois filhos adolescentes, Valéria havia iniciado a faculdade de História quando se descobriu novamente grávida. O terceiro filho, hoje com 4 (quatro) anos, ocupa integralmente Valéria, que é extremosa nos cuidados com sua segurança, alimentação e higiene e ainda o considera muito imaturo para iniciar a escolaridade. O comportamento de Valéria é sugestivo da dinâmica do mecanismo de defesa de:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal feita, como todas questões da FGV que abordam Psicanálise.

    Qual é a antítese insuportável à mãe nesse contexto da pergunta? Uma raiva da criança em relação a ela ter de parar o curso de História, refletida num "não querer" que a criança inicie a escolaridade? Ha ... me poupe ... essa banca é composta de alunos do primeiro semestre de psicologia ... só pode

  • psicanálise é para os fortes e não para fgv

  • Excesso de cuidados pra compensar a "culpa" pela "raiva" e "rejeição" que a mãe sentiu no momento que soube da gravidez, condição que a levou a interromper o curso de História?

    Pode ser, mas extrapola o que está escrito na questão. Pelos dados expostos, não posso supor nada disso!

     

     

    "O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."
    ( Friedrich Nietzsche )  - o famoso: "O que não mata, engorda!" rsrsr
     

  • Meu Deus...realmente não entendi esse gabarito. Alguém saberia me explicar fundamentadamente?? 

  • questão ridiculamente mal feita

  • Antítese insuportável da formação reativa: Uma raiva da criança por atrapalhado sua vida. Transformação ao oposto que seria, neste caso, a hiper proteção e cuidado para encobrir a raiva reprimida.

  • é uma inferência

  • Concordo com os colegas acerca do absurdo da suposição, entretanto já pude perceber que quase sempre as bancas trabalham o mecanismo de formação reativa quando há presença de um super cuidado materno.

  • Na formação reativa, ocorre a inversão de sentimentos perante um objeto de desejo. Por exemplo, se alguém possui apreço ou amor por algo ou alguém, mas sabe que esse sentimento, seja por razões sociais ou pessoais, não é correto, o indivíduo não admite o que sente e passa a ter emoções opostas extremas. (https://www.telavita.com.br/blog/mecanismos-de-defesa-do-ego/)

    Uma reversão clara inconsciente do verdadeiro desejo.

    o verdadeiro desejo Valeria seria...