SóProvas


ID
1836172
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Complete a lacuna abaixo, nos termos do artigo 10 do Código de Processo Penal, assinalando a alternativa correta.

“O inquérito deverá terminar no prazo de _____ dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE PROCESSO PENAL


    Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

  • JUSTIÇA ESTADUAL
     - PRESO: 10 + 10
     - SOLTO: 30 + 30

    JUSTIÇA FEDERAL
     - PRESO: 15 + 15
     - SOLTO: 30 + 30

    NARCOTRÁFICO
     - PRESO: 30 + 30
     - SOLTO: 90 + 90

    CRIMES CONTRA A ECONOMIA POPULAR
     - PRESO: 10
     - SOLTO: 10

    CRIMES MILITARES
     - PRESO: 20
     - SOLTO: 40 + 20




    Fé, Foco e Determinação! Bons estudos!

  • Flávio, uma dúvida.

    Qdo vc colocou 10 + 10 na. Justiça Estadual, vc fala q pode haver prorrogação do prazo qdo se tratar de acusado preso? A jurisprudência e doutrina não admitem prorrogação nesse caso (por favor, me corrijam se estiver errado).

    abç

  • Rodrigo, o prazo do indiciado preso pode sim ser prorrogado, porém, desde que ele seja posto em liberdade (haja o relaxamento de sua prisão). Isso para não configurar abuso de poder, a prisão ilegal. 
    Este é o entendimento MINORITÁRIO. O majoritário prevê que no caso do prazo de indiciado preso NÃO PODE HAVER PRORROGAÇÃO!
    Espero ter contribuído!

  • No que dis respeito ao indiciado preso não podera prorroga tal prazo, visto que, dada sua natureza processual na fase -preprocessul ou IP.

    Trata-se de regra geral adotada pelo cpp: solto 30 por mas 30 nos casos de dificil elucidação. jã preso 10 não prorrogado.

    ART.10, DO CPP. CONTADO A PARTIR DO DIA SEGUINTE A DATA DA EFETIVAÇÃO DA PRISÃO.

  • Prazo para término do inquérito:

    Preso: 10 dias.

    Solto: 30 dias.

    Prazo para oferecimento denúncia:

    Preso: 5 dias.

    Solto: 15 dias.

  • Os prazos para oferecimento da denúnica são a metade do prazo do inquérito policial, quais sejam: Inquérito (10 e 30); Denúncia (5 e 15).

  •  Art. 10.  O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

     § 3o  Quando o fato for de difícil elucidação, e o indiciado estiver solto, a autoridade poderá requerer ao juiz a devolução dos autos, para ulteriores diligências, que serão realizadas no prazo marcado pelo juiz.

  • Inquérito Penal e Militar: 10 20 30 40: 

     

    10 - Preso 

    20 Preso Militar 

    30 Solto 

    40 Solto Militar. 

     

    Denúncia é a metade do IP:

     

    5 preso.

    15 solto.

     

    Bons estudos. 

  • como eu qria uma questãoZINHA dessa na minha prova...hihihihi

  • GABARITO: C

    Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela. 

  • LETRA C CORRETA

    Regra Geral CP: 10 dias, se preso (improrrogável); 30 dias, se solto (prorrogável a requerimento do delegado e autorizado pelo juiz, quantas vezes for preciso);

    Polícia Federal: 15 dias, se preso (prorrogável uma vez por igual período (Depende de autorização judicial); 30 dias, se solto (prorrogável a requerimento do delegado e autorizado pelo juiz, quantas vezes for preciso);

    Drogas: 30 dias, se preso; 90 dias, se solto (em ambas as situações os prazos podem ser duplicados a pedido do delegado, com oitiva do MP e deliberação judicial);

    Militar: 20 dias, se preso (improrrogável); 40 dias, se solto (prorrogável por mais 20 dias);

    Economia Popular: 10 dias, preso ou solto (improrrogável).

  • Conclusão do Inquérito Policial

    Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

    § 1 A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao JUIZ competente.

    Prazo Comum:

    Indiciado preso - 10 dias; improrrogáveis

    Indiciado solto - 30 dias prorrogável 

    GAB - C

  • #felizNatal galeraQC

  • JUSTIÇA ESTADUAL

     - PRESO: 10 + 15 Pc agente

     - SOLTO: 30 + 30

    JUSTIÇA FEDERAL

     - PRESO: 15 + 15

     - SOLTO: 30 + 30

    NARCOTRÁFICO

     - PRESO: 30 + 30

     - SOLTO: 90 + 90

    CRIMES CONTRA A ECONOMIA POPULAR

     - PRESO: 10

     - SOLTO: 10

    CRIMES MILITARES

     - PRESO: 20

     - SOLTO: 40 + 20

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que o Código de Processo Penal dispõe sobre inquérito policial.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Não é o que dispõe o CPP sobre o tema.

    Alternativa B - Incorreta. Não é o que dispõe o CPP sobre o tema.

    Alternativa C - Correta! É o que dispõe o art. 10 do CPP: "O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela".

    Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe o CPP sobre o tema.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Gabarito C

    Lembrando que o pacote anticrime veio com uma nova atualização, todavia, está com a eficácia suspensa.

    Art. 3-B (...) § 2º Se o investigado estiver preso, o juiz das garantias poderá, mediante representação da autoridade policial e ouvido o Ministério Público, prorrogar, uma única vez, a duração do inquérito por até 15 (quinze) dias, após o que, se ainda assim a investigação não for concluída, a prisão será imediatamente relaxada. 

  • Atualização no Pacote Anticrime:

    Antes DO Pacote Anticrimetérmino do Inquérito Policial do investigado preso em flagrante delito ou preventivamente: até 10 (dez) dias IMPORROGÁVEIS.

    Art. 3 - B, § 2º do CPP: Se o investigado estiver preso, o juiz das garantias poderá, mediante representação da autoridade policial e ouvido o Ministério Público, prorrogar, uma única vez, a duração do inquérito por até 15 (quinze) dias, após o que, se ainda assim a investigação não for concluída, a prisão será imediatamente relaxada. 

  • ADENDO:

    Natureza dos prazos - réu preso: 

    1ªC: prazo de natureza processual: a prisão que deve ter esse prazo, não se confundindo com o IP, que possui sua natureza jurídica mantida. (Avena, Mirabete, Brasileiro)

    2ªC: prazo de natureza penal: inclui-se o dia do início e termina o prazo no dia em que esgotar o prazo, ainda que termine em domingo --> entende que é penal, uma vez que está cerceando a liberdade, faz-se imperioso uma interpretação benéfica ao investigado. (Nucci, Távora)

    *Obs: No caso de réu solto, pacificamente na doutrina, é prazo processual penal.

  • O Inquérito Policial é um procedimento administrativo, preparatório da ação penal e presidido pelo Delegado de Polícia, que visa apurar as infrações penais e sua autoria, conforme previsto no artigo 4º e seguintes do Código de Processo Penal Brasileiro.

     

    O Inquérito Policial possui características, como: 1) OFICIOSIDADE: a autoridade policial deverá atuar de ofício; 2) DISCRICIONARIEDADE: diz respeito as condução da investigação e as diligências determinadas pelo Delegado de Policia; 3) ESCRITO: as peças do Inquérito Policial serão reduzidas a termo e juntadas no caderno investigatório; 4) SIGILOSO: com atenção ao acesso do advogado as peças já produzidas e documentadas, conforme súmula vinculante 14 do STF; 5) AUTORITARIEDADE: presidido pelo Delegado de Polícia que é autoridade Pública; 6) INDISPONIBILIDADE: a Autoridade Policial não poderá mandar arquivar os autos do Inquérito Policial; 7) INQUISITIVO: não há neste momento o contraditório; 8) OFICIALIDADE: o inquérito policial é um procedimento oficial. 

    A) INCORRETA: Tenha atenção que os inquéritos policiais militares deverão terminar no prazo de 20 (vinte) dias se o indiciado estiver preso e de 40 (quarenta) dias quando estiver solto.


    B) INCORRETA: Tenha atenção que para os crimes de competência da Justiça Federal o prazo para conclusão do inquérito policial é de 15 dias, prorrogável por igual período, mediante autorização judicial, estando o indiciado preso, artigo 66 da lei 5.010/66 (organiza a Justiça Federal de primeira instância e dá outras providências).


    C) CORRETA: O inquérito policial tem prazo para término, como regra geral, o disposto no artigo 10 do Código de Processo Penal, ou seja, 10 (dez) dias se o indiciado estiver preso e 30 (trinta) dias quando estiver solto.


    D) INCORRETA: Tenha atenção que é de 5 (cinco) dias o prazo para oferecimento da denúncia de réu preso, artigo 46 do Código de Processo Penal:

     

    “Art. 46.  O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art. 16), contar-se-á o prazo da data em que o órgão do Ministério Público receber novamente os autos.”


    Resposta: C

     

    DICA: Leia sempre mais de uma vez o enunciado das questões, a partir da segunda leitura os detalhes que não haviam sido percebidos anteriormente começam a aparecer.