SóProvas


ID
183835
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    o Balanced Scorecard oferece aos executivos as ferramentas que necessitam para alcançar o sucesso no futuro.

    Mede pois o desempenho organizacional sobre quatro perspectivas equilibradas:

    :: A perspectiva Financeira;
    :: A perspectiva quanto ao Cliente;
    :: A perspectiva quanto aos Processos internos da empresa;
    :: A perspectiva do Aprendizado e dos Crescimento.

  • Resposta : Letra d)

     

    Os mapas estratégicos podem ser maneiras eficazes para mostrar relações de causa e efeito entre KPIs individuais e objetivos gerais. Os mapas estratégicos têm raízes na estrutura de Balanced Scorecard, que define desempenho organizacional usando quatro perspectivas:

    MostrarPerspectiva financeira

    A perspectiva financeira geralmente inclui métricas como receita, custo e lucro.

    MostrarPerspectiva do cliente

    A perspectiva do cliente, também conhecida como perspectiva da satisfação do cliente, geralmente inclui medidas como contagens de clientes, participação no mercado e número de reclamações.

    MostrarPerspectiva do processo interno

    A perspectiva do processo interno, também conhecida como perspectiva de operações, geralmente inclui métricas como tempo até o lançamento de novos produtos no mercado, taxas de erro de serviço e medidas de controle de qualidade.

    MostrarAprendizagem e crescimento

    A perspectiva de treinamento e aumento, também conhecida como perspectiva de recursos humanos, geralmente inclui métricas como taxas de giro de funcionários, número de novos funcionários e dados de contratação.

    Embora muitas organizações considerem a estrutura Balanced Scorecard útil, você não precisa segui-la ao criar seu mapa estratégico. Você pode criar seu mapa estratégico utilizando qualquer combinação de KPIs e objetivos em um scorecard publicado no PerformancePoint Monitoring Server. Você também pode usar um mapa estratégico para diagramar um processo em sua organização e a mostrar o desempenho de cada colaborador do processo.

  • Com base nos estudos de KAPLAN e NORTON(1997), O Scorecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, e do aprendizado e crescimento.

    Perspectiva Financeira: O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.

    Perspectiva do Cliente: Segundo a perspectiva do cliente, deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer-se entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção de clientes; aquisição de clientes; satisfação de clientes e rendibilidade de clientes.

    Perspectiva dos Processos Internos: Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.

    Perspectiva do aprendizado e crescimento: Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment e alinhamento.

  • O esquema abaixo auxilia a resolução da questão.

     

     


























    Gabarito - D
  • O Balanced Bussiness Scorecard BSC reúne medições baseadas em indicadores financeiros a outros três componentes chamados de perspectivas: cliente, processos internos e aprendizados e crescimento.
  • Balanced Scorecard(BSC) significa instrumento para estabelecer objetivos estratégicos que vai alinhar a organização. Traz as metas, os indicadores e os meios estratégicos. "Engloba indicadores financeiros, e de outras perspectivas, como aprendizado e desenvolvimento , processos internos e clientes":
    FINANÇAS: envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem alinhamento da organizaçãao frente a itens como lucratividade, retorno dos investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organizaçâo adote como relevante para seu negócio.
    CLIENTES: inclui indicadores e medidas como satisfaçãao, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem, etc.
    PROCESSOS INTERNOS: inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.
    APRENDIZAGEM/ CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL: considera as pessoas em termos de capacidades, compentências, motivação, empowerment, alinhamento da estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

    Fonte: Profa. Elisabete Moreira - Recife-PE

  • AS 4 PERSPECTIVAS DO BSC

    FINANCEIROS
    Exemplos para indicadores: redução dos custos, melhor utilização dos ativos, aumento das vendas, exceder expectativas de investidores, etc.

    CLIENTES
    Alguns dos indicadores para a perspectiva dos clientes são: retenção de clientes, quota de mercado, captação de novos clientes, etc.

    PROCESSOS INTERNOS
    Exemplos de indicadores utilizados na perspectiva interna: desenvolvimento do produto, serviço pós-venda, marketing, processo produtivo, etc.

    APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO
    É um conjunto de indicadores relacionado com os empregados, com a sua satisfação, formação profissional, permanência na organização.

    Letra D
    Bons estudos
  • BSC=FCPI 

  • Falou e BSC = " Processe a FCC"

    PROCESSOS INTERNOS

    FINANCEIROS

    CLIENTES

    CRESCIMENTO/APRENDIZAGEM

  • Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração

    Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:

    ✿ Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.

    Perspectiva dos clientesnesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.

    ✿ Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.

    ✿ Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

  • LETRA D CORRETA

    BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. 

  • Por mais questões assim, e não aquelas filosofias baratas.

  • Por mais questões assim, e não aquelas filosofias baratas.