SóProvas


ID
1838674
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Marilândia - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia

Ao longo da história a humanidade se tornou mais complexa e sofisticada em seu modo de viver. O antigo homem da caverna se transformou em um cidadão das grandes cidades. Nos estudos sobre as cidades observa‐se o conceito atual de “megacidade".  Qual é o principal critério para que uma cidade seja classificada como megacidade?

Alternativas
Comentários
  • Megacidade é o termo empregado para definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões dehabitantes[1] e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. A população das megacidades não contam com a região metropolitana em seu contorno. Atualmente, elas englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.[1]

    Em 1950 não existia nenhuma megacidade, mas em 2013 já havia um número considerável: Londres, Moscou, Istambul, Kinshasa,Lagos, Cairo, Cidade do México, Nova Iorque, Los Angeles, Buenos Aires, Tóquio, Mumbai, Xangai, Déli, Calcutá, Dacca,Guangzhou, Jacarta, Seul, Karachi, Manila, Beijing, Osaka, Teerã, Shenzhen, Paris e Tianjin. No Brasil, as aglomerações de São Paulo e Rio de Janeiro enquadram-se nesse contexto. A maioria dessas cidades estão situadas em países emergentes ou de terceiro mundo, com altos índices de criminalidade, crescimento demográfico, pobreza, falta de saneamento básico, poluição,violência urbana e congestionamento, dentre outros. - wikipedia

  • Se mega cidades é um termo definido pelo número mínimo de 10 milhões de habitantes excluindo a zona metropolitana, o exemplo acima está equivocado pois várias cidades listadas não possuem tal contingente de pessoas sem contar com suas áreas metropolitanas (Paris, Londres, Moscow).
  • O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. A maioria delas é constituída por municípios de países emergentes e subdesenvolvidos, embora a maior seja Tóquio, capital do Japão.

    A capital japonesa, no entanto, possui excesso populacional por uma série de fatores específicos, principalmente a questão da área habitável restrita que o país possui para os seus mais de 125 milhões de habitantes. Tóquio, aliás, já faz parte também de um novo conceito, o de metacidades, porque possui mais de 30 milhões de pessoas em sua área urbana, que envolve uma série de cidades metropolitanas.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/megacidades.htm