SóProvas


ID
1838803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil foi incorporado à história mundial em decorrência do processo de expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI. Grande foi o impacto da colonização sobre as populações autóctones, mas o que se define como povo brasileiro resultou da mistura, desde a colonização, entre os mais diversos grupos étnicos e culturais, a exemplo de indígenas, africanos, europeus e, mais tarde, asiáticos. Em geral, os padrões que definiram a colonização atendiam aos interesses do nascente capitalismo mercantil europeu e ao próprio dinamismo interno da economia colonial. Nas primeiras décadas do século XIX, em plena era revolucionária que convulsionava o Velho Mundo, a colônia emancipou-se de sua metrópole.

A respeito desses aspectos que marcaram os primeiros séculos da história brasileira, julgue o item seguinte.

Entre os movimentos que lutaram pela emancipação da colônia, dois se destacaram por suas características distintas, ainda que irmanados pelo mesmo objetivo: a Conjuração Mineira (Inconfidência), essencialmente popular, e a Conjuração Baiana (Alfaiates), que uniu a elite local contra o domínio português.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A Inconfidência mineira foi essencialmente elitista, enquanto que a Revolta dos Alfaiate foi essencialmente popular. Ademais, esta tinha como objetivo a emancipação e o fim da escravidão. Aquela estava mais preocupada com o fim da cobrança dos impostos e quer discutia fim da escravidão. 

  • Segundo Boris Fausto, "A Conjuração dos Alfaiates foi um movimento organizado na Bahia em 1789, por gente marcada pelacor e pela condição social: mulatos e negros, livres ou libertos, ligafos à profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos; ao passo que a Inconfidência Mineira, em sua maioria era formada pela elite mineira.

  • INCONFIDÊNCIA=RICO

    ALFAIATES=POBRES

  • lembrei apenas que essas duas revoltas a mineira e a dos alfaites não condicionavas suas lutas para emancipação da colonia... principalmente a dos alfaiates que lutavam contra as imposições coloniais.

  • Só para acrescentar.

    Revolução Pernambuca de 1817, único movimento no Brasil que transformou Pernambuco e alguns de seus vizinhos em uma república, durando 75 dias até a ofensiva para sua disseminação. Parabéns Leão do Norte pelos 200 anos e pela história de lutas e bravos guerreiros.

  • Item ERRADO.

    Abaixo seguem alguns trechos da obra do historiador Boris Fausto que demonstram as diferenças das camadas sociais presentes nas duas revoltas:

    Inconfidência Mineira

    "Em sua grande maioria, eles constituiam um grupo da elite colonial, formado por mineradores, fazendeiros, padres envolvidos em negócios, funcionários, advogados de prestígio (...). Todos eles tinham vínculos com as autoridades coloniais na capitania, e em alguns casos, ocupavam cargos na magistratura."

    Conjuração Baiana (Alfaiates)

    "A Conjuração dos Alfaiates foi um movimento organizado na Bahia em 1798, por gente marcada pela cor e pela condição social: mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos. Entre eles destavam-se vários alfaiates, derivando daí o nome da conspiração. Mesmo entre os brancos, predominava a origem popular (...)."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. p. 100 e 103.

     

  • De acordo com o historiador Boris Fausto, "A Conjuração Baiana - dos Alfaiates - foi um movimento organizado na Bahia em 1789,inspirada na Revolução Francesa, por gente marcada pela cor e pela condição social: mulatos e negros, livres ou libertos, ligados à profissões urbanas como artesãos ou soldados (participação do povo), e alguns escravos; ao passo que a Conjuração Mineira -  Inconfidência Mineira- , inspirada na Independência dos EUA, em sua maioria era formada pela elite mineira.

  • Bóris Fausto, História do Brasil, EDUSP, 2013, p. 98: " Podemos dizer que foram movimentos de revolta regional e não revoluções nacionais. Esse foi o traço comum de episódios diversos como a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração dos Alfaiates (1798) e a Revolução de 1817 em Pernambuco."

    Além disso, a alternativa confunde as composições sociais das duas revoltas. Segundo Fausto, p. 100, os inconfidentes de Minas constituíam um grupo da elite colonial, exceção feita ao Tiradentes, ao passo que na Conjuração dos Alfaiates , segundo o mesmo autor (p. 103), predominava a origem popular.

  • A assertiva está incorreta porque trocou as definições:

     

    A Conjuração Mineira (Inconfidência)  que uniu a elite local (mineradores, fazendeiros, padres, advogados, etc) contra o domínio português 

    e

    Conjuração Baiana (Alfaiates), essencialmente popular (negros, mulatos, etc)

  • Eles inverteram apenas.

  • Além de tudo que já foi dito nos comentários, bom ter em mente que foram movimentos regionais e não movimentos de emancipação da colônia.

  • REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA : DESTAQUE. 1817

  • Inconfidência mineira = elite.

    Conjuração bahiana (Alfaiates) = população de mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos. Entre eles os alfaiates.

    ° Ambos com objetivo de emancipação da colônia.

  • A questão estaria correta, mas os conceitos foram invertidos

  • Conceitos invertidos kk

    Inconfidência Mineira: Elite

    Conj. Baiana: Popular

    PMAL 2021

  • ERRADO: Os conceitos foram invertidos.

    INCONFIDÊNCIA MINEIRA:

    Inconfidência Mineira foi uma revolta organizada pela elite de Minas Gerais, contrariada com os altos impostos. ... A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português.

    CONJURAÇÃO BAHIANA:

    Conjuração Baiana, também chamada Inconfidência Baiana, foi um movimento de caráter separatista ocorrido no ano de 1798, na então Capitania da Bahia. Este movimento ficou conhecido também como a Revolta dos Alfaiates pois a grande maioria dos membros que participaram da revolta exerciam essa profissão.

  • Já se encontra um erro logo no início, foram Revoltas que tinham por objetivo a emancipação de sua região e não da colônia.