SóProvas


ID
1838815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em sua complexa trajetória ao longo do tempo, a construção da cidadania, no Brasil, encontrou obstáculos desde os primórdios da colonização. Em uma sociedade patriarcal e ruralizada ao extremo, dizia-se que, até meados do século passado, a lei não ultrapassava a porteira das fazendas. Esse cenário começou a se alterar a partir dos anos 30-40 do século passado, quando se conjugaram as transformações na base econômica e na configuração demográfica da população brasileira, que nitidamente se refletiram no quadro político do país.

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

A extinção do trabalho escravo no Brasil, ao final do Império, deve ser entendida como autêntica revolução social: a um só tempo, ela impulsionou a economia de mercado mediante a expansão do trabalho assalariado e incorporou os milhares de antigos escravos à plena cidadania.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A escravidão pode ter impulsionado a economia de mercado por conta do aumento dos trabalhadores assalariados, mas não houve qualquer ação governamental no sentido de incorporar os ex-escravos à plena cidadania. 

  • Errado: O grande historiador boris fausto diz que não houve nenhuma politica no sentido de incorporar os negros "escravos" daquela epoca para o trabalho. Não houve inserção deles em local algum. houve na verdade uma desvalorização do trabalho escravo, gerando também um grande preconceito. os grandes donos das terras valorizavam na verdade os imigrantes vindos de fora, por exemplo a mão de obra italiana. o que colocou o negro em estado de penuria, sem alfabetização, sem saúde, sem alimentação, ou seja estado de precariedade. 

  • Errada. O período de escravidão tinha acabado, mas os escravos continuaram marginalizados da sociedade.

  • O fim da escravidão foi, no início, positivo. Mas simplesmente os escravos foram liberados, porém sem emprego e sem como sustentar suas famílias

  • A LEI AUREA(1888) NA QUAL ABOLIU A ESCRAVIDAO, NAO POS FIM A ESCRAVIDAO DE FORMA TOTAL, VISTO QUE CONTINUOU A EXPLORAÇAO E O TRABALHO ESCRAVO , POIS OS ESCRAVOS ERAM LIVRES, NO ENTANTO, ELES VOLTARAM A TRABALHAR PARA OS SENHORES, POIS, NAO TINHAM COMO SE ALIMENTAR E ACABAVA SENDO EXPLORADOS, NOVAMENTE, SO QUE AGORA LIVRES

    PMAL 2021

  • A escravidão foi abolida por meio da Lei Áurea. Os escravos garantiram sua liberdade, mas não receberam nenhum tipo de assistência ou incentivos para sobreviverem, e muitos deles continuaram sob relações de exploração intensa.

  • ERRADO:

     A vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, principalmente pelo fato de que o preconceito na sociedade era evidente e porque não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.

  • negativo aspira.

  • Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-AL Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PM-AL - Soldado Combatente - Prova Anulada

    A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 

    A Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil em maio de 1888, possuía várias cláusulas voltadas para a inclusão social dos ex-escravizados. (errado)

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-AL Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PM-AL - Soldado Combatente - Prova Anulada

    A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 

    A abolição da escravidão deu início a um processo de inclusão social dos ex-escravizados, construindo-se um contexto de igualdade sociorracial que pode ser corretamente descrito como uma democracia racial. (errado)