SóProvas


ID
1838818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em sua complexa trajetória ao longo do tempo, a construção da cidadania, no Brasil, encontrou obstáculos desde os primórdios da colonização. Em uma sociedade patriarcal e ruralizada ao extremo, dizia-se que, até meados do século passado, a lei não ultrapassava a porteira das fazendas. Esse cenário começou a se alterar a partir dos anos 30-40 do século passado, quando se conjugaram as transformações na base econômica e na configuração demográfica da população brasileira, que nitidamente se refletiram no quadro político do país.

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. Apesar de implantar Estado autoritário a partir da outorga da Constituição de 1937, GV construiu a legislação dos direitos sociais e, em especial, dos direitos trabalhistas (CLT) a partir da influência direta da "Carta del Lavoro" de Mussolini. 

  • Cabe ressaltar o amplo controle sobre a atividade sindical.

  • Legislação trabalhista inspirada no modelo fascista de Mussolini (carta del lavoro). Controle da classe trabalhadora por meio de sindicatos oficiais. Foram introduzidos o salário mínimo, férias remuneradas, carteira de trabalho, jornada semanal de 48 horas.

    Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. Filipenses 2:13​

    Gabarito: CERTO

  • Devemos lembrar, porém, que até os direitos sociais tinham inspiração fascista, pois seguia o modelo do ditador Mussolini (Carta del Lavoro). Além disso, a implantação desses direitos também objetivava o controle social dos trabalhadores, por meio de sindicatos oficiais.

    Gabarito CERTO

  • Quando ele falou "ampla" forçou demais.

    Getúlio Vargas foi o governante que fez da política trabalhista uma forma de controle social e política. Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores URBANOS.

    Ele xcluiu o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios da legislação protetora do trabalho.

    Fonte:https://m.brasilescola.uol.com.br/historiab/consolidacao-das-leis-trabalhistas-na-era-vargas.htm

    Então questão passiva de anulação ao meu ver. Se eu estiver enganado por favor me corrigiam.

  • "os direitos civis e políticos praticamente desapareceram" HAM? MESMO COM A CRIAÇÃO DO CÓDIGO ELEITORAL E AMPLIAÇÃO DO VOTO PARA AS MULHERES?

  • Que questão linda!

  • Devemos lembrar, porém, que até os direitos sociais tinham inspiração fascista, pois seguia o modelo do ditador Mussolini (Carta del Lavoro). Além disso, a implantação desses direitos também objetivava o controle social dos trabalhadores, por meio de sindicatos oficiais.

    Gabarito CERTO

  • DISCORDO

    O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura.

    Se ele reduziu as liberdades individuais, como ampliou direitos sociais? Sem falar na censuras.

  • GABARITO CERTO

    Estado Novo (1937 - 1945)

    Vargas se consolida no poder e envolve tudo em suas mãos, com o falso golpe comunista, Vargas fecha o congresso e nomeia interventores juntamente com o exército, com esse golpe de

    estado, Vargas se manteve no poder por 8 anos. Criando uma ditadura personalista (legitimidade da figura de Vargas) – propaganda do governo censura no país. Vargas promove a industrialização brasileira criando empresas estatais como:

    • Vale do Rio Doce
    • CSN (Companhia siderúrgica nacional)

    Mas para dar certo, Vargas teria que mediar os conflitos de trabalhadores e empresários, por isso criou a CLT (consolidação das leis trabalhistas). Com o envolvimento do Brasil na segunda guerra mundial - o país se queixou de lutar contra ditaduras fascistas, mas viverem em um governo ditador, e com isso criaram- se os partidos. Em 1945 houve um golpe militar para garantir de que as eleições iriam ocorrer. Eurico Gaspar ameaça Vargas de contar sobre o golpe comunista e ele é elegido presidente.

  • Esse gabarito não me convence .

  • como os direitos políticos desapareceram?