SóProvas


ID
1839124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação às máquinas virtuais, julgue o próximo item.

Ao manter os ambientes virtuais isolados do sistema real subjacente e entre si, a camada de virtualização provê, em algum grau, confidencialidade de dados entre os sistemas convidados.

Alternativas
Comentários
  • Vejamos o que diz o principio da confidencialidade : "propriedade que garante que a informação não está disponível ou revelada a indivíduos não autorizados, entidades ou processos;" https://web.fe.up.pt/~jmcruz/seginf/seginf.1314/trabs-als/final/G4-ISO.27000.final.pdf

    Se os máquinas virtuais são independentes não é possivel acessar recursos entre elas são um configuração clara e explicita de acesso, ou seja, o fato delas estarem sobre o o mesmo host físico não garante acesso automatico.Com isso podemos concluir que existe sim, em algum grau, confidencialidade de dados.

  • Essa questão é muito interessante. O fato de termos um emulador de máquinas virtuais instalado com várias máquinas virtuais instaladas nele não impedem as máquinas de funcionarem de forma independente. Apesar de estarem na mesma rede de computadores elas não “conversam” entre sim e não possuem o acesso a dados umas das outras, a não ser, é claro, que você as configure para essa função. E este grau de confidencialidade é tanto de conteúdo existente como de suas configurações.

    Resposta: Certo

  • Perfeito! As máquinas virtuais são isoladas e independentes, logo a camada de virtualização prove – sim – confidencialidade entre os sistemas convidados, visto que uma informação não estará disponível a entidades não autorizadas de outras máquinas virtuais.

    Gabarito: Correto

    Fonte> estratégia

  • As máquinas são executadas, de forma independente, no hypervisor. De certa forma, em uma linguagem popular, uma não sabe da existência das outras, o que provê, em algum grau, confidencialidade entre os sistemas convidados (VMs Guest)

  • CERTO!

    Outra informação importante: Uma máquina virtual infectada por um malware ou um vírus, não pode, pelo menos diretamente, infectar outras máquinas dentro da camada de virtualização. (Apenas se estiverem todas conectadas por ela).