SóProvas


ID
1839277
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para realizar atualização de dados em bancos de dados distribuídos pode ser utilizada uma estratégia onde as cópias de uma relação modificada são atualizadas apenas periodicamente e uma transação que leia cópias diferentes da mesma relação poderá ver valores diferentes por um tempo, podendo comprometer, nesse caso, a independência dos dados distribuídos. Esta estratégia é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Replicação síncrona (sincronizada)

    Neste tipo de sincronização, a replicação da ação é feita instantaneamente. Se alguma cópia do banco é alterada, essa alteração será imediatamente aplicada a todos os outros bancos dentro da transação. A replicação síncrona é apropriada em aplicações comerciais onde é exigido um nível de atualização muito preciso em todos os servidores envolvidos.

    Replicação assíncrona (não sincronizada)

    Neste modelo a replicação não é instantânea. O replicador monta um histórico das ações a serem replicadas e em um determinado momento é feita a replicação entre as bases de dados relacionadas. A alteração será propagada e aplicada para outra base em um segundo passo, dentro de uma transação separada. Esta poderá ocorrer em segundos, minutos, horas ou até dias depois, dependendo da configuração pré-estabelecida.


    Leia mais em: Introdução a Replicação e alta disponibilidade no PostgreSQL http://www.devmedia.com.br/introducao-a-replicacao-e-alta-disponibilidade-no-postgresql/6140#ixzz47RIfXG2E

  • Complementando a explicação do Lucas Jesus:

    Existem dois tipos de esquemas de fragmentação:

    O primeiro esquema é fragmentação é a horizontal. Nele, a relação é dividida de forma suas linhas (tuplas)
    são repartidas entre os fragmentos. Segundo Silberschatz, é geralmente usada para manter tuplas em
    lugares onde elas são mais usadas, para minimizar transferências de dados.

     

    O segundo esquema de fragmentação é a vertical. Nela, a relação é dividida de forma que suas colunas
    (atributos) são repartidas entre os fragmentos. Um dos usos de fragmentação vertical é dividir dados em
    vários pedaços, de modo a dificultar o acesso completo a dados sensíveis em um único lugar.

  • A modalidade de replicação que não garante a sincronia dos dados é a replicação assíncrona. Esse modo de recuperação é adequado para aqueles ambientes em que há uma grande latência de comunicação entre os sítios ou que têm uma necessidade da diminuição da sobrecarga nas atualizações, por exemplo.

    Gabarito: D