-
pode comentar galera.
-
Subjetivo demais isso.
-
Fui mais ou menos por eliminação:
B) ele tenta se afastar da dimensão do amor.
Por dentro torço por que dentro
em pouco lá só more eu.
C) Para que os sócios vis do amor,
rancor, dor, ódio, solidão,
não mais consumam meu vigor,
D) O poeta não quer conciliar amor com a quietude
e vícios que advêm de amar
lá seja o centro de alguns ócios
que escolherei por cultivar.
E) o poeta não fala nada de "relação afetiva saudável "
Gabarito A
-
1 logrador \ô\
adj.s.m. (1716) que ou aquele que logra; embusteiro, trapaceiro
2 logrador \ô\
s.m. (1889) B N.E. lugar numa fazenda de criação, próximo ao curral, onde se cuida do gado e dos animais feridos
-
Por eliminação fiquei entre A e C. O exemplo do Júlio PaulinoNão deixa dúvidas em escolher a letra A:
C) Para que os sócios vis do amor,
rancor, dor, ódio, solidão,
não mais consumam meu vigor,
-
Sinceramente não entendi a resposta dada pela banca, bem como não entendi por que não poderia ser a letra C.Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
-
a) o termo logrador, por sua semelhança com "logradouro", não apenas se apropria de seu sentido, como também sugere a dimensão enganadora do amor e do amado, que o poeta deseja banir para longe do centro de seu coração.
b) ao tentar aproximar-se de uma dimensão positiva do amor, o poeta termina por perceber o quão enganador é esse afeto para ele, de maneira que, movido por rancor e afetos semelhantes, opta até mesmo pelo exílio profissional (não fala nada disso)
c) o poeta lamenta a perda de seu próprio coração para um amor que só lhe causa inquietações, a ponto de desejar desvencilhar-se dele, para cultivar sua própria solidão (ele não quer cultivar sua solidão, aliás, fala da solidão como uma das coisas do amor que "consomem seu vigor").
d)na tentativa de conciliar o amor e a quietude, o poeta procura banir para um terreno periférico todos os afetos (acho que é apenas o que está relacionado ao seu amor) vis que o prejudicam e que são por ele relacionados a negócios, o que procura revelar sua dimensão propriamente venal.
e) os afetos viciosos que acompanham o amor, caracterizado por ser tão enganador quanto eles, precisam ser banidos para um lugar distante, a fim de que o poeta possa retomar seu afazeres e uma relação afetiva saudável (aqui, acho que ele não quer mais nenhuma relação afetiva, não fala sobre isso).
-
Pelo o que entendi: o que o autor quer banir é "amor" e "amado" do centro para a periferia do coração, pois ele não quer que estes sentimentos sejam consumidos pelo ódio, rancor, solidão....
a)
o termo logrador, por sua semelhança com "logradouro", não apenas se apropria de seu sentido, como também sugere a dimensão enganadora do amor e do amado, que o poeta deseja banir para longe do centro de seu coração.
b)
ao tentar aproximar-se de uma dimensão positiva do amor, o poeta termina por perceber o quão enganador é esse afeto para ele, de maneira que, movido por rancor e afetos semelhantes, opta até mesmo pelo exílio profissional. (ele em momento algum fala de exílio profissional: o que ele quer exilar é o amor e o amado para que o ódio, rancor e solidão não os consuma)
c)
o poeta lamenta a perda de seu próprio coração para um amor que só lhe causa inquietações, a ponto de desejar desvencilhar-se dele, para cultivar sua própria solidão. (Pelo contrário: ele quer cultivar o amor longe dos sentimentos "vis").
d)
na tentativa de conciliar o amor e a quietude, o poeta procura banir para um terreno periférico todos os afetos vis que o prejudicam e que são por ele relacionados a negócios, o que procura revelar sua dimensão propriamente venal. (Serão banidos amor e amado, do centro para periferia, para que fiquem longe dos afetos vis).
e)
os afetos viciosos que acompanham o amor, caracterizado por ser tão enganador quanto eles, precisam ser banidos para um lugar distante, a fim de que o poeta possa retomar seu afazeres e uma relação afetiva saudável.(Serão banidos amor e amado, do centro para periferia, para que fiquem longe dos afetos vis).
***
NUNCA VI UM SONETO MAIS BREGA DO QUE ESTE! PQPQP!
-
Pessoal, o poema faz um trocadilho com os termos "Logrador" e "Logradouro". Logrador significa enganador, mas em razão da semelhança com a palavra "Logradouro" foi utilizado pelo poeta de modo a também ter o sentido de "Logradouro".
-
a)
o termo logrador, por sua semelhança com "logradouro", não apenas se apropria de seu sentido, como também sugere a dimensão enganadora do amor e do amado, que o poeta deseja banir para longe do centro de seu coração
-
A meu ver poderia ser a C também porque na primeira estrofe ele diz que torce para que dentro em breve lá dentro só more ele, ou seja, estará cultivando a solidão. kkk ...Só uma opinião.
-
Para que os sócios vis do amor,
rancor, dor, ódio, SOLIDÃO,
não mais consumam meu vigor,
Realmente, essa parte elimina a alternativa C como certa.
-
GAB ''A''
a)o termo logrador, por sua semelhança com "logradouro", não apenas se apropria de seu sentido, como também sugere a dimensão enganadora do amor e do amado, que o poeta deseja banir para longe do centro de seu coração.
b)ao tentar aproximar-se de uma dimensão positiva do amor, o poeta termina por perceber o quão enganador é esse afeto para ele, de maneira que, movido por rancor e afetos semelhantes, opta até mesmo pelo exílio profissional. (extrapolação, o texto não permite concuir isso)
c)o poeta lamenta a perda de seu próprio coração para um amor que só lhe causa inquietações, a ponto de desejar desvencilhar-se dele, para cultivar sua própria solidão. (extrapolação, o texto não permite concluir isso)
d)na tentativa de conciliar o amor e a quietude, o poeta procura banir para um terreno periférico todos os afetos vis que o prejudicam e que são por ele relacionados a negócios, o que procura revelar sua dimensão propriamente venal. (extrapolação, o texto não permite concluir isso)
e)os afetos viciosos que acompanham o amor, caracterizado por ser tão enganador quanto eles, precisam ser banidos para um lugar distante, a fim de que o poeta possa retomar seu afazeres e uma relação afetiva saudável. (extrapolação, o texo não permite concluir isso)
-
"Adoro" poemas -.-
-
SENTA E CHORA
-
Difícil!
-
Desculpem a minha ignorância, mas não consegui enxergar no poema aonde ele " sugere a dimensão enganadora do amor e do amado ".
-
Marcelo, acredito que o autor tenha empregado o termo logrador como forma de dar um duplo significado ao ato de 'lograr' alguém. Lograr significa enganar, trapacear.
Pela semelhança com a palavra 'logradouro', cujo significado remonta a um local, endereço etc., há uma possível interpretação que denota a dimensão enganadora do amor e do amado, ao mesmo tempo em que sugestiona a exclusão de ambos para um local no subúrbio do coração.
Essa foi minha interpretação, espero que possa ter ajudado. Se estiver enganado, me corrijsm por favor.
-
lograr
obter o que se tem direito ou que se deseja; alcançar, conseguir.
enganar (alguém) através de artimanhas; iludir, burlar.
logradouro
aquilo que se pode lograr ou desfrutar.
espaço anexo a certas casas, us. como estrumeira ou para qualquer outra função.
-
Significado de Logrador
adjetivoQue logra ou que desfruta do que foi conseguido.Que usa de mentiras ardilosas para enganar alguém; trapaceiro.Local que, numa fazenda, se pode tratar o gado, especialmente os feridos.
https://www.dicio.com.br/logrador/
-