SóProvas


ID
1840315
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio que consiste na expansão de uma sonda ou célula cilíndrica, normalmente de borracha, instalada em um furo executado no terreno, é:

Alternativas
Comentários
  • Os tpos de ensaio para sondagem são:

    SONDAGENS A PERCUSSÃO (SPT)

     Padronizada pela norma  ABNT NBR-6484, que encontra-se em processo de revisão, possibilita a obtenção de amostras de solo, medida de resistência (SPT),  leitura do lençol freático, além de possibilidade de leitura do torque durante a realização do ensaio.

    SONDAGENS ROTATIVAS

    As sondagens rotativas são utilizadas para a obtenção de amostras geológicas de materiais rochosos, por meio de sistema mecanizado rotativo e coroas diamantadas.

    Tradicionalmente, os resultados de sondagens rotativas e mistas são apresentados em perfis individuais, contendo a descrição e classificação dos materiais encontrados, índice de resistência SPT (trecho em solo), leituras do nível do lençol freático, bem como porcentual de recuperação e índice de RQD (trecho em rocha). Complementarmente, para o trecho em rocha é apresentado como rotina um relatório fotográfico dos testemunhos

    ENSAIOS DE PIEZOCONE (CPTU)

    O ensaio CPT-u consiste na cravação do piezocone a velocidade constante de 2 cm/s, por meio de penetrômetro hidráulico e hastes metálicas padronizadas.

    Durante a cravação, a cada centímetro são efetuadas três leituras por meio de sensores:

    ·         Resistência de ponta (qc)

    ·         Resistência ao atrito lateral (fs)

    ·         Pressões Neutras (u2)

    ENSAIOS DILATOMÉTRICOS (DMT)

    Utilizado mundialmente desde 1975, o ensaio DMT (Dilatometric Marchetti Test) é considerada uma das mais precisas ferramentas de ensaios “in situ” para previsão de recalques e estimativa do módulo de elasticidade (E) das camadas prospectadas. Com execução rápida e simples, pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de solo.

    O teste consiste na cravação de ponteira metálica, com interrupções desta cravação a cada 20 cm. Nestas interrupções, é introduzido gás nitrogênio que expande a membrana metálica da ponteira contra o terreno.
    Dessa expansão, registram-se em manômetro de precisão duas leituras: a primeira quando a dilatação da membrana “vence” o esforço de compressão do terreno, e a segunda quando esta deforma o solo de 1,1mm.
    Por ser um teste realizado “in-situ”, permite obtenção de valores em diversos pontos do terreno e em variadas profundidades.

    ENSAIO PRESSIOMÉTRICO

    Desenvolvido na França na década de 50, os ensaios pressiométricos tipo Ménard (PMT) consistem na inserção em um pré-furo de sonda pressiométrica e deformação radial de membrana por meio de inserção de gás nitrogênio.

    As medidas de deformação são através do painel de controle, que mede variações de pressões e volumes ocorridos com a deformação do solo. É obtida curva de tensão x deformação do solo prospectado,

    ·        ENSAIO PALHETA

    O ensaio de Palheta (Vane Test) é tradicionalmente empregado na determinação da resistência ao cisalhamento de argilas moles saturadas, submetidas à condição de carregamento não drenado (Su).

     

  • PreSSSSSSSiometrico: SSSSSSSSonda.

    Dilatometrico : ponteira metalica.