SóProvas


ID
1840600
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A atuação da Administração pública vem sendo, cada vez mais, pautada e avaliada por critérios de eficiência, eficácia e efetividade. Nesse contexto, considere:

I. Uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.

II. A efetividade de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos.

III. A eficácia de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda.

Esta correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Segundo o  GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (GESPUBLICA): 

    Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de

    satisfação ou ainda ao valor agregado. 


    � Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). 


    Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos empregados, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.


  • EficiÊncia - tem a ver com os meios, repare no acento e jamais esquecerá.
    Eficácia - é a qualidade/quantidade entregue, atingir resultado/meta.
    Efetividade - satisfazer as necessidades, impacto das ações, mudar a realidade.

  • Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos

    Eficácia - relação entre resultado pretendido x resultado atingido

    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade)

    Exemplo clássico: campanha de vacinação infantil

    Foi eficiente se usou menos recursos para adquirir as vacinas

    Foi eficaz se conseguiu vacinar todas as crianças

    Foi efetiva se reduziu o número de crianças doentes

  • Eficiência se relaciona com o uso dos recursos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi efciente, é porque essa pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.

     

    Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se realmente atingimos o objetivo que traçamos.

     

    efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos  -  Rodrigo Rennó

  • Simplificando:

    EFICIÊNCIA --> Diz respeito ao uso dos recursos disponíveis, usá-los de forma inteligente, usá-los de forma racionada: é usar o menos possível para fazer o máximo possível. Quanto menor o esforço para produzir um resultado, mais efetivo é o processo.
    EX.: Redução de gastos com materiais de expediente/consumo, evitando desperdício/usando menos papel, reduzindo o consumo de energia elétrica/água, reduzindo valores de contratos junto a fornecedores, etc.

    EFICÁCIA --> Diz respeito ao atingimento de metas; refere-se ao alcance dos resultados esperados em termos de números, de índices, de quantificação, frente a indicadores estabelecidos.
    EX.: Programa de saúde com meta de vacinação de 90% da população em 4 anos; o programa terá sido eficaz se atingida tal meta (90%) nesse prazo (4 anos); nº de jovens/adultos alfabetizados; quantidade de km de pavimentação/recuperação de vias, etc.

    EFETIVIDADE --> Diz respeito à transformação produzida na sociedade, na satisfação de determinada necessidade, na modificação da realidade; é o grau de mudança causado pelo projeto/programa/política pública.
    EX.: Programa de vacinação reduziu o número de infectados por certa doença contra a qual queria prevenir. Neste caso, o menor número de infectados pela referida doença se traduz em menos pessoas doentes, logo, em menos pessoas necessitando recorrer à saúde pública (ou privada, até mesmo).

  • I. Uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução. 
     

    II. A efetividade (o correto seria "eficácia") de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos. 
     

    III. A eficácia  (o correto seria "efetividade") de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda. 

     

    Ao meu ver a banca simplesmente inverteu os conceitos nas afirmativas II e III.  

  • GABARITO ITEM E

     

    OBSERVE QUE A FCC SEGUE UM PADRÃO...

     

    ABAIXO OUTRAS QUESTÕES:

     

    Q525192

    Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração pública, considere:

    (...)

    II. A atuação da Administração mostra-se eficiente quando se verifica o uso racional e econômico dos insumos na produção do correspondente bem ou serviço.

     

     

     

    Q375629

     

    O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

    (...)

    b) uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.

  • Eficiência: utilização adequada de recursos.

    Eficácia: atingimento de objetivos.

    Efetividade: Impactos alcançados.

  • II. A EFICÁCIA de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos. 

    III. A EFETIVIDADE de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda.

     

    eficiência tem a ver com a utilização de insumos e produtos

  • Depois que eu li que a eficiência está relacionada ao nível operacional (utilizar menos recursos, menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, zelar pela qualidade) e a eficácia ao nível estratégico (ênfase no resultado, atingir o objetivo, zelar pela quantidade/resultado/meta), ficou muito mais fácil de responder as questões.

     

     

  • *Eficácia - Alcançar as metas. Ex: passar no concurso.

    *Eficiência - Maneira de fazer as coisas direito. Economia dos meios. Uso  racional dos recursos. Ex: passar no concurso gastando menos.

    *Efetividade - Impacto positivo, geração de valor, satisfação. Ex: passar no concurso e nunca mais passar vontade. 

  • A III está errada pois cita EFICÀCIA porém foi usado o conceito de EFETIVIDADE que significa a capacidade de produzir respostas e/ou soluções desejadas pela comunidade/população, ou seja, os anseios do povo.

  • Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta)-Recursos disponíveis .

    Eficácia - relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa)

    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade , produzir efeitos, impacto causado, satisfação )(resultados )

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Segundo Paludo (2013):

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações." (PALUDO, 2013, p. 364).


    Ante o exposto, vamos analisar cada item.

    I) Certa, pois o item estabelece corretamente um exemplo de eficiência que é o uso racional dos meios, ou seja, não utilizar mais do que o necessário para alcançar determinado objetivo.

    II) Errado, pois ao contrário do que afirma o item, a efetividade relaciona-se com os efeitos externos, lado outro é a eficácia que busca o maior nível de atingimento de metas. A efetividade é o impacto das metas alcançadas, ou seja, vai além do alcance das metas (eficácia), analisando a transformação causada pelas ações.
    III) Errado, pois o item afirma que a eficácia consiste na satisfação da necessidade da sociedade em relação àquela demanda, porém este conceito é de efetividade e não de eficácia, dado que é a efetividade que demonstra a transformação causado pelas ações, ou seja, analisa os efeitos externos. Já a eficácia visa o maior nível de atingimento de metas.

    Gabarito do Professor: Letra E.


    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.