SóProvas


ID
1840897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A ocorrência de conflitos nas organizações é um fenômeno de ocorrência recorrente. Quanto à forma de lidar com os conflitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E — Abordagem quanto à gestão de conflitos

    Segundo Chiavenato (2006), o gerente tem à disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

    1. Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.

    A abordagem estrutural procura:

    • minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;

    • reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

    Questão de Concurso

    (Cespe/Aneel/Analista Administrativo/2010) O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanar um conflito está adotando uma abordagem estrutural.

    Gabarito: errado. A confrontação é uma situação empregada quando o conflito já existe, caracterizando a abordagem processual, e não estrutural.

    2. Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo e intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização, podendo ser realizada de três diferentes maneiras:

    • desativação ou desescalonização do conflito: ocorre quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento de conflito da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes ou desarmando conflito.

    • reunião de confrontação entre as partes: ocorre quando o ponto de desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para um conflito aberto via confrontação direta e hostil. A intervenção nesse processo pode ser feita pela reunião de confrontação que procura reunir, face a face, as partes conflitantes, exteriorizar as emoções, discutir e identificar as áreas de conflito e localizar soluções do tipo ganha-ganha antes de qualquer solução beligerante.

    • Colaboração: é usada depois de ultrapassada a oportunidade de desativação e de reunião de confrontação. Na colaboração, as partes trabalham juntas para solucionar problemas, identificar soluções do tipo ganha-ganha ou soluções integrativas capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

  • A-Errada: Quando dependemos do trabalho de outras pessoas para fazer nosso trabalho existe um conflito em potencial! Em toda organização existe uma interdependência entre setores e pessoas, de forma que uma pessoa deve cumprir seu papel de forma eficiente para que a outra possa fazer o mesmo.

    B-Errada:A estabilidade não é um fator determinante para não haver conflitos.A existência de conflitos é inevitável nas organizações humanas.

    C-Errada: conflitos não devem ser evitados, e sim resolvidos.Uma alternativa para resolução de conflitos é a mediação.

    D- Errada: como dito na alternativa acima uma das formas de resolução de conflitos é através da troca de ideias e soluções.

    E-Correta.

  • a. a interdependência - junto com a diferenciação e recursos limitados e escassos - é uma fonte pontecial de conflito.

    b. a estabilidade nada tem a ver com a gestão do conflito.

    c. é justamente o contrário; o conflito gerenciado é incentivado.

    d. o item é simplesmente absurdo.

  • Tipos de Conflito:

    Percebido

    é quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe, pois sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades de interferência ou bloqueio. É chamado de conflito latente.

    Experienciado

    é quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É chamado de conflito velado, pois não é manifestado externamente com clareza.

    Manifesto

    é quando o conflito é expresso através de comportamento de interferência ativa ou passiva, por ao menos uma das partes. É chamado conflito aberto.

    Letra E

  • Questãozinha bem bacana de múltipla-escolha da CESPE, bem interessante para revisarmos vários conceitos. Vamos lá!

    A) Errado. A interdependência entre áreas pode gerar diversos conflitos, já que uma depende do trabalho da outra para realizar o seu próprio trabalho, o que pode gerar descontentamento com algum atraso, falta de zelo ou qualidade do produto entregue.

    B) Errado. Justamente por haver estabilidade, alguns servidores a utilizam como escudo para tomar ações agressivas e disfuncionais. Outros deixam de explicitar seus sentimentos, já que não vai afetar em nada o trabalho e a lotação do outro com o qual se desentendeu.

    C) Errado, pois a moderna concepção de conflito considera-o como um fenômeno natural e impossível de ser evitado, devendo as organizações procurarem a melhor forma de administrá-los.

    D) Errado, já que o conflito gera justamente as consequências citadas: troca ou discussão de ideias e soluções.

    E) Correto. Os principais conflitos organizacionais são formados por pessoas que se sentem injustiçadas de alguma forma, seja porque não estão ocupando o cargo que se acham dignos ou pelo fato do seu salário ser inferior ao de outra pessoa. Por outro lado, há aqueles conflitos que existem por descontentamentos advindos da dependência do trabalho de outra pessoa. Logo, a maioria dos conflitos surge sim das relações de poder, como sugere o item.

    Gabarito: E