SóProvas


ID
1840924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São fenômenos associados à síndrome da dependência do álcool

Alternativas
Comentários
  • Às vezes fica difícil justificar as alaternativas dadas como corretas pela banca.Uma única questão pode ser decisiva para a obtenção da vaga.E como podemos saber que não há má-fé.Essa é umas das questões esdrúxulas, as quais nos deparamos.

    Por que a alternativa "D" é considerada correta, enquanto a "E" é considerada errada?Vejamos:Clinicamente Edwards (1985) é quem defini de maneira mais pormenorizada a síndrome de dependência do álcool, baseada em sete sinais e sintomas:

    1.  Empobrecimento do repertório: tendência que os dependentes apresentam no sentido de cada vez mais estereotiparem o seu padrão de ingestão (bebida preferida, quantidade e da freqüência), seja ainda em termos das ocasiões de ingestão, bem como das companhias com quem bebe.

    2.  Relevância da bebida: quando o indivíduo passa a centrar o seu comportamento e suas atividades em função da bebida, organizando seus trajetos e definindo seus compromissos sociais na dependência da existência ou não de bebidas alcoólicas incluídas nos roteiros e nas programações.

    3.  Aumento da tolerância ao álcool: a tolerância depende de mecanismos que envolvem predominantemente as células cerebrais, e em menor grau, as células do fígado. Em alguns casos de dependência avançada, observa-se uma perda ou inversão da tolerância, ocorrendo de o paciente passar, pela primeira vez, a embriagar-se com doses que antes tolerava bem, sem sinais de intoxicação.

    4.  Sintomas repetidos de abstinência: caracterizados por: tremores, náuseas, sudorese e perturbação do humor básico.

    5.  Alívio ou esquiva dos sintomas de abstinência: constitui o mecanismo adaptativo ao aparecimento da síndrome de abstinência, envolvendo os comportamentos desenvolvidos para afastá-la.

    6.  Compulsão para beber: definida como sinônimo da perda de controle, ou seja é um ato executado contra a vontade ativa do sujeito.

    7.  Reinstalação após a abstinência: quando o quadro de tolerância, que na maioria das vezes demora anos para se instalar, pode se reinstalar com surpreendente rapidez em pacientes que mesmo após anos de abstinência volta a beber. A velocidade de reinstalação parece ter uma relação inversa com o grau prévio de dependência quanto mais avançado o grau prévio da dependência, mais rapidamente o paciente exibe níveis elevados de tolerância. (EDWARDS, apud. BERTOLATE; RAMOS, 1997).

    Onde há a negação como um sinal ou sintoma.Sabemos que é um fenômeno presente, porém é algo geral que não podemos associar diretamente ao uso, por ser um fenômeno psíquico presente em diversas situações.

    Mas, para ficar ainda mais bizarro, a banca cria uma alternativa, ipsis litteris, com a descrição de sintomas da Síndrome de Wernicke, associada a SAA, de pacientes crônicos com SDA.

    Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000200006 

    http://br.monografias.com/trabalhos3/importancia-familia-recuperacao-alcoolista/importancia-familia-recuperacao-alcoolista2.shtml