SóProvas


ID
1840951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do Manual de Elaboração de Documentos Escritos, instituído pela Resolução CFP n.º 007/2003, assinale a opção correta no que diz respeito ao texto de avaliações psicológicas.

Alternativas
Comentários
  • As produções escritas pelo psicólogo deverão apresentar qualidades como clareza, concisão e harmonia.

  • "I - PRINCÍPIOS NORTEADORES NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS

    1. PRINCÍPIOS TÉCNOS DA LINGUAGEM ESCRITA

    ...
    O emprego de frases e termos deve ser compatível com as EXPRESSÕES PRÓPRIAS DA LINGUAGEM PROFISSIONAL, garantindo a PRECISÃO DA COMUNICAÇÃO, EVITANDO A DIVERSIDADE DE SIGNIFICAÇÕES DA LINGUAGEM POPULAR, considerando a quem o documento é destinado.

    A comunicação deve ainda apresentar como qualidades:  A CLAREZA, A CONCISÃO E A HARMONIA." (Resolução n° 007/2003)

  • a)É opcional a aceitação do uso de instrumentos, técnicas psicológicas e experiência profissional da psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação.

    ERRADO. É imperativa a recusa, sob toda e qualquer condição, do uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e da experiência profissional da Psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação. 

     

     b)Na elaboração dos referidos documentos, o emprego de frases e termos deve ser compatível com a linguagem popular, para garantir precisão da comunicação e, ao mesmo tempo, o entendimento mais amplo por parte do grande público.

    ERRADO. O emprego das frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, e EVITANDO a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado. 

     c)As diretrizes para a comunicação por escrito decorrente da avaliação psicológica são apenas orientadoras, podendo o profissional segui-las ou não, de acordo com seus princípios éticos pessoais.

    ERRADO. Toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica DEVERÁ seguir as diretrizes do Manual. 

     d)Conforme o manual mencionado, o prazo de validade do conteúdo dos documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica é de um ano, contado a partir da data da assinatura do profissional.

    ERRADO. São 5 anos, no mínimo. Podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, determinação judicial, ou casos específicos. 

     e)As produções escritas pelo psicólogo deverão apresentar qualidades como clareza, concisão e harmonia.CORRETO. 

  • Thaís Paim, você fez uma inferência que, talvez, não esteja correta.O prazo que vc citou está previsto na resolução 001/2009, porém a resolução em tela é a 007/2003, na qual há uma secção específica sobre a guarda de documentos, a qual diz:

    O prazo de validade do conteúdo dos documentos escritos, decorrentes das avaliações psicológicas, deverá considerar a legislação vigente nos casos já definidos. Não havendo definição legal, o psicólogo, onde for possível, indicará o prazo de validade do conteúdo emitido no documento em função das características avaliadas, das informações obtidas e dos objetivos da avaliação.  Ao definir o prazo, o psicólogo deve dispor dos fundamentos para a indicação, devendo apresentá-los sempre que solicitado.

  • São prazos diferentes. A LETRA D não quer saber sobre o prazo da Guarda de Documentos (aí sim, 5 anos) mas sobre validade do conteúdo. Em relação a este último, é o profissional que deve concluir de acordo com as informações que forneceu quando não há nada que indique essa validade.

  • "A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia