SóProvas


ID
1842535
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pelo menos 400 pessoas, entre crianças e mulheres, foram sequestradas na cidade de Damasak, na fronteira da Nigéria com Níger e Chade, em nova ação do grupo extremista, como informaram fontes oficiais da Nigéria nesta terça-feira, 24.03. Os números, no entanto, são imprecisos, e as vítimas podem chegar a 500 pessoas.

(Disponível em http://operamundi.uol.com.br. Adaptado)

O grupo extremista responsável pelo sequestro denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Boko Haram (figurativamente, "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado", nas línguas faladas no Norte da Nigéria), oficialmente, em árabe: جماعة أهل السنة للدعوة والجهاد, „Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad“ ("Pessoas Dedicadas aos Ensinamentos do Profeta para Propagação e Jihad), é uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, que busca a imposição da lei Charia no norte da Nigéria.

  • Estado Islâmico do Iraque e da Síria é uma organização jihadista que opera majoritariamente no Oriente Médio.

    Hamas é uma organização terrorista palestina, de orientação sunita.

    Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam disputar o poder geopolítico no oriente médio.

    Boko Haram é uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, que busca a imposição da lei charia no norte da Nigéria.

    Talibã é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão.