SóProvas


ID
1842619
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Desmatamento no Brasil
   O Brasil tem feito grandes progressos em matéria de meio ambiente. Reduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.
     A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório para analisar o desempenho das políticas de proteção ambiental no Brasil, no qual apontou que, apesar de melhorias visíveis, o país ainda tem a maior perda de área florestal do mundo: 4.800 quilômetros quadrados, de acordo com dados de 2014.
    E uma das principais falhas de seu vasto programa ambiental é, para a OCDE, a longa brecha entre a legislação adotada e sua implementação de fato.
   “O crescimento econômico e urbano, a expansão agrícola e de infraestrutura também aumentaram o consumo de energia, o uso de recursos naturais e as pressões ambientais", aponta o relatório apresentado nesta quarta-feira, em Brasília.
     “Apesar da severa legislação ambiental, ainda há muitas lacunas na sua execução e cumprimento. No atual cenário de uma economia encolhendo, uma melhor integração dos objetivos ambientais e das políticas econômicas e setoriais ajudaria o Brasil a avançar no sentido de um desenvolvimento mais verde e mais sustentável, se assim o desejar", acrescenta o texto. 
     No entanto, este país que abriga a maior biodiversidade do planeta está longe de ser a dramática situação de 2004, quando a floresta perdeu 27.000 quilômetros quadrados de árvores. É também a nação dos BRICS com maior oferta de energia renovável e já reduziu suas emissões para níveis abaixo da meta estabelecida para 2020.
     Mas os desafios permanecem, pouco antes do início da Conferência do Clima de Paris, que em dezembro reunirá 195 delegações a fim de manter o aumento constante da temperatura global a um máximo de 2°C desde o início da Revolução Industrial.
      O Brasil, que possui 12% da água doce do planeta, é um atorchave para um acordo bem-sucedido em Paris. Mas em meio a uma recessão econômica grave que irradia para todas as atividades, o país deve lutar para superar as barreiras estruturais, como a proliferação de organismos de controle do meio ambiente, a falta de capacitação profissional e a expansão urbana e agrícola, disse a OCDE.
(UOL Notícias, novembro de 2015) 

E uma das principais falhas de seu vasto programa ambiental é, para a OCDE, a longa brecha entre a legislação adotada e sua implementação de fato.”

Esse segmento do texto mostra que a falha apontada deriva

Alternativas
Comentários
  • letra ''b'' -longa brecha entre a legislação adotada e sua implementação de fato.” ''longa brecha entre a legislação se refere a despreocupação da legislação adotada com sua aplicação prática.


  • Despreocupação OFICIAL?

    Palmas pra FGV!

  • Acho que a resposta está neste trecho: apesar da severa legislação ambiental, ainda há muitas lacunas na sua execução e cumprimento...

    O termo "lacunas" dá a entender a ausência de execução e de cumprimento da lei.

    Mas dizer que isso é uma despreocupação oficial, foi forçado demais.

  • Para mim, dizer que há "despreocupação oficial com a aplicação prática da lei adotada" é o mesmo que dizer que "o governo não fiscaliza a implementação da lei, o que permite desobediências legais". Ou seja, de novo duas possíveis respostas... "b" e "e"

    :(

  • A FGV se superou nessa....

     

     

  • Nossa. "Despreocupação oficial" para mim seria o governo falar: "Olha não estamos preocupado com isto."

  • Acho que esta questão pode ajudar muito a interpretar outras da FGV que pedem interpretação de segmento de texto. O termo brecha necessita voltar ao texto como um todo por causa do uso da palavra lacuna, que se refere ao mesmo assunto pedido pela questão. Logo, o fragmento depende da interpretação de outra parte do texto que diz a mesma coisa.. Assim, por exclusão, é possível achar a resposta, fazendo-se relação entre brecha e lacuna, duas palavras sinônimas, mencionadas no texto para um mesmo assunto:

    a) do longo espaço de tempo entre a elaboração da lei do programa ambiental e sua sanção. 

    Errado. O fragmento do texto não menciona nada relativo ao tempo de elaboração da lei.

     b) da despreocupação oficial com a aplicação prática da lei adotada.

    Certo: A lacuna ou brecha é relativa à execução da lei, e não à lei em si. A lei é perfeita, mas não é executável, permitindo brechas na execução. O que se pode deduzir do relatório. A despreocupação oficial é menconada em "se assim o desejar", no trecho que fala sobre lacunas:

    Apesar da severa legislação ambiental, ainda há muitas lacunas na sua execução e cumprimento. No atual cenário de uma economia encolhendo, uma melhor integração dos objetivos ambientais e das políticas econômicas e setoriais ajudaria o Brasil a avançar no sentido de um desenvolvimento mais verde e mais sustentável, se assim o desejar"

     c)  da falta da relação real entre a lei adotada e a situação brasileira.

    Errado: O problema é outro. Não é brecha entre a lei e a realidade, e sim entre a lei e sua implementação, ou seja, execução. Não é o caso de uma lei desatualizada ou descontextualizada com  realidade, e sim da brecha em sua execução, ou seja, da brecha em sua  implementação de fato, o que entra em descordo com o fragmento do texto:

    “E uma das principais falhas de seu vasto programa ambiental é, para a OCDE, a longa brecha entre a legislação adotada e sua implementação de fato.”

    d) das falhas formais na elaboração da lei, que permitem brechas prejudiciais.

    Errado: nada é mencionado, assim como a letra A, sobre o tempo de elaboração ou equívoco na forma de elaboração da lei. 

     e) da falta de fiscalização na implementação da lei, que permite desobediências legais. 

    Errado: O relatório focaliza falha na execução, não menciona especificamente fiscalização. Falha na  execução é assunto mais amplo.

     

  • Comentário perfeito, Lídia. Gabarito B.

  • A resposta está neste segmento do texto:

     

         “Apesar da severa legislação ambiental, ainda há muitas lacunas na sua execução e cumprimento. No atual cenário de uma economia encolhendo, uma melhor integração dos objetivos ambientais e das políticas econômicas e setoriais ajudaria o Brasil a avançar no sentido de um desenvolvimento mais verde e mais sustentável, se assim o desejar", acrescenta o texto.

     

    Quando fala em "integração dos objetivos ambientais e políticas econômicas setoriais", refere-se as medidas oficiais, ou seja, aquelas que deveriam ser realizadas pelo governo.

    Está é a chave para caracterizar a despreocupação oficial

  • Muito forçada, mas a resposta da Lídia realmente eclarece um pouco.

  • implementação de fato = aplicação prática da lei

    Existem muitas leis que acabam não tendo aplicação prática por falta de fiscalização (despreocupação oficial)

    De que adianta a lei dizer não desmate essa área de preservação ambiental, se alguém vai lá desmata e não tem nenhum controle posterior para fiscalizar o cumprimento da lei? ou tem esse controle mas é inefetivo, etc.

    Gabarito B

     

  • FGV tá comendo é merd@, só pode