-
Imagem: https://3.bp.blogspot.com/-uLfIRk_ddh8/VbLeqOrvdbI/AAAAAAAAAeA/ML06uxvjXmU/s1600/ABAAAfNJgAI-1.jpg
-
Equilíbrio, estímulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento e barreira.
-
Pra vc que ainda não é assinante e pensa em assinar este serviço, fica aqui o meu alerta: Este site constantemente fica extremamente lento, inviabilizando nossos estudos. Há uma tremenda demora em apresentar a resposta correta, bem como em abrir os comentários feitos pelos usuários. Isso ocorre há meses. E o que o Qconcursos tem feito até então? Nada! Sempre reclamo, sempre relato esse problema, e nada é feito.
-
Marcelo luiz acredito q seja um problema de internet não? Pq eu uso tranquilamente... Vez ou outra realmente o site fica fora, mas coisa rápida...
-
No caso de compensação ou transferência o individuo tenta satisfazer uma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de uma outra necessidade substitutiva, ou seja, sua necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas transferida ou compensada. Isso se dá devido a satisfação de uma outra necessidade mais importante, reduzindo a intensidade de uma necessidade que não pode ser satisfeita evitando a frustração. Dessa forma, o ciclo motivacional com frustração ou compensação pode ser apresentado:
Equilíbrio---> estímulo ou incentivo -----> necessidade -----> tensão -----> comportamento ------> barreira.
Fonte: Chiavenato, 2013.
Gabarito: A
-
Gabarito: a
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
--
Ciclo motivacional
1ª Equilíbrio interno;
2ª Estímulo ou incentivo;
3ª Necessidade;
4ª Tensão;
5ª Comportamento ou ação;
6ª Satisfação ou barreira.
-
O ciclo motivacional pode ser conceituado como um modelo mental (framework) que os pesquisadores de Administração desenvolveram para descrever os estágios psicológicos e comportamentos que os indivíduos assumem na busca por satisfazerem necessidades.
Segundo Idalberto Chiavenato (2020), o ciclo motivacional pode ser descrito por meio dos seguintes estágios: 1- Equilíbrio; 2- Estímulo ou incentivo; 3 – Necessidade; 4 – Tensão; 5 – Comportamento; 6 – Satisfação
Ao analisarmos as alternativas, verificamos que não existe nenhuma que descreva exatamente igual a obra de Chiavenato. Várias alternativas falam sobre a barreira ou obstáculo, que é um elemento eventual do ciclo motivacional. Denominamos como barreira ou obstáculo qualquer evento ou circunstância que dificulta ou mesmo impede que o indivíduo satisfaça sua necessidade. Poderíamos posicionar a barreira entre o comportamento e a satisfação.
Diante disso, verificamos que a melhor alternativa é a alternativa “A”.
Gabarito: A
-
GAB: LETRA A
Complementando!
De acordo com Chiavenato, o ciclo motivacional é composto pelas seguintes etapas: Estado de Equilíbrio > Estímulo ou Incentivo > Necessidade > Tensão > Comportamento ou Ação > Satisfação / Frustração (Barreira) / Compensação.
-
Ciclo Motivacional. Chiavenato destaca que o processo motivacional é cíclico e pode ser explicado da seguinte maneira:
Estado de Equilíbrio
Estímulo ou Incentivo
Necessidade: A necessidade surge, e derruba o estado de equilíbrio. Tensão: A partir da necessidade, o indivíduo entra em um estado de tensão e desconforto.
Comportamento ou Ação
Satisfação / Frustração (Barreira) / Compensação: As ações e comportamentos do indivíduo geram algum tipo de desempenho. O desempenho pode ser:
Satisfatório: O comportamento do indivíduo foi capaz de satisfazer a sua necessidade. A tensão some, e o indivíduo volta ao seu estado de equilíbrio.
Insatisfatório: Nesse caso, por algum obstáculo, barreira ou impedimento, a satisfação não é alcançada. Então, o indivíduo ficará frustrado e o estado de tensão permanece ou pode até aumentar. Compensatório: A necessidade inicial não foi satisfeita. Contudo, o indivíduo consegue alcançar um tipo “alternativo” de satisfação, que é capaz de superar a tensão. O indivíduo volta ao seu estado de equilíbrio.