SóProvas


ID
1843501
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As ações de assessoria realizadas pelos assistentes sociais voltadas à organização política dos usuários são, necessariamente, permeadas pela dimensão pedagógica da profissão. Entretanto, as reflexões de Matos (2006) sobre esse debate sustentam que as ações desenvolvidas junto às classes subalternas precisam assumir a seguinte perspectiva pedagógica:

Alternativas
Comentários
  • Matos (2009) aponta que o processo de assessoria é cotidianamente construído com os sujeitos fundamentais – os assessorados – e estes têm autonomia em acatar ou não as proposições da assessoria. Esse processo deve ser franco e aberto, por ambos os lados. O assessor é um sujeito propositivo, mas que só terá êxito nesta atividade se tiver interlocução com quem assessora. Embasado na perspectiva de  Abreu (2002), o autor faz uma leitura crítica da dimensão educativa que o profissional de Serviço Social tem, já que identifica diferentes concepções de prática educativa, desde a que a busca manter controle sobre a população à que busca contribuir para a emancipação das classes subalternas, perspectiva esta certeiramente defendida pela autora.

     

     

    MATOS, M . C. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica Maurílio. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. In: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v.1. 2009.