SóProvas


ID
1845220
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O primeiro Reinado (1822-1831) caracterizou-se inicialmente por um enfrentamento político entre o Imperador D. Pedro I e a aristocracia rural brasileira, cujos interesses se faziam representar na Assembleia Constituinte, em torno da questão do poder. A respeito desse embate e de suas consequências, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O que ficou determinado pela Constituição de 1824:

     

    - O Brasil seguiria o regime político monárquico, sendo que o poder seria transmitido de forma hereditária.

     

    - O poder moderador, exercido pelo imperador, estava acima dos outros poderes. Através deste poder, o imperador poderia controlar e regular os outros poderes. Assim, o imperador tinha o poder absoluto sobre todas as esferas do governo brasileiro.

     

    - Voto censitário, ou seja, para poder votar e se candidatar a pessoa deveria comprovar determinada renda.

     

    - Estabeleceu os quatro poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador.

     

    - Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil. A Igreja ficou subordinada ao Estado.

     

    - Criação do Conselho de Estado, composto por conselheiros escolhidos pelo imperador.

     

    - Poder executivo exercido pelo imperador e ministros de Estado.

     

    - Deputados e senadores seriam os responsáveis pela elaboração das leis do país, que seriam executadas pelo poder executivo.

     

    - Manutenção da divisão territorial nacional em províncias.

     

    - O imperador tinha o direito de não responder na justiça por seus atos.

     

    - Estabelecimento de garantias e direitos individuais. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) o anteprojeto constitucional de 1823, resultado dos trabalhos da Assembleia Constituinte, previa a formação de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

    Errada, O erro está em afirmar que foi o anteprojeto de 1823 que previa a divisão em quatro poderes, porém, o documento que previa esta divisão era a Constituição de 1824.

    b) a Constituição de 1824 estabelecia que o Legislativo seria dividido em Senado, cujos membros teriam mandato vitalício, e Câmara dos Deputados, eleita para um mandato de quatro anos.

    Correta, você tendo uma renda minima você poderia se candidatar e caso você fosse escolhido principalmente pra senador você iria assumir um cargo vitalício, ou seja, pra sempre

    c) o anteprojeto constitucional de 1823, também denominado de ''Constituição da Mandioca", não previa o voto censitário para as futuras eleições.

    Errada, por ter sido elaborado pela elite agrária, previa sim o voto censitário, o que não é afirmado nesta opção

    d) a Constituição de 1824 estabelecia uma monarquia hereditária constitucional e representativa com ampla autonomia das províncias (hoje chamadas de Estados).

    Errada, como que tem ampla autonomia se o próprio imperador envia um presidente pra comanadar a província ? Ipocrisia dizer isso

    e) anteprojeto constitucional de 1823 previa a ampla participação popular nas eleições, garantindo, inclusive, o voto feminino.

    Errada, voto feminino naquela época pqp é piada? participação popular sacanagem? Quem só votava era quem tinha dinheiro( Hoje o voto é livre e a maioria não gosta de votar kkkkk )

    http://www.colegiomartins.com.br/SITE/Concursos_prova_gab/COL%C3%89GIO%20NAVAL%202013%20(GABARITO%20COMENTADO).pdf

  • GABARITO - B

    a Constituição de 1824 estabelecia que o Legislativo seria dividido em Senado, cujos membros teriam mandato vitalício, e Câmara dos Deputados, eleita para um mandato de quatro anos.